loading

Mundial-2022: Portugal contra a história recente na estreia diante do Gana

A seleção portuguesa inicia na quinta-feira a oitava participação num Mundial, procurando, diante do Gana, repetir as entradas em ‘falso’ nas três edições anteriores, que, de resto, contribuíram para o ‘adeus’ luso em fases precoces da competição.

Mundial-2022: Portugal contra a história recente na estreia diante do Gana

A seleção nacional será uma das últimas a entrar em campo na primeira jornada da fase de grupos, defrontando o conjunto africano a partir das 19:00 locais (16:00 em Lisboa), em Doha, no Estádio 974, um recinto composto precisamente por aquele número de contentores e com capacidade para 40.000 espetadores.

Neste primeiro encontro no Grupo H, a equipa das ‘quinas’ vai tentar fazer o que não conseguiu nos mundiais de 2010, 2014 e 2018, ou seja vencer o jogo de estreia, algo que alcançou pela última vez em 2006, na Alemanha, quando bateu Angola (1-0) no arranque. Nesse ano, chegaria às meias-finais e ficaria no quarto posto da competição.

De resto, nas últimas três edições, Portugal caiu precocemente na competição: em 2010, começou com um empate 0-0 com a Costa do Marfim e seria eliminado nos oitavos de final, pela Espanha, enquanto em 2014 estreou-se com uma derrota, frente à Alemanha (0-4), e nem passou da fase de grupos.

No Mundial de 2018, já com Fernando Santos ao ‘leme’, a seleção portuguesa iniciou a ‘campanha’ na Rússia com um ‘frenético’ empate com a Espanha (3-3), mas acabaria por ‘cair’ logo nos ‘oitavos’, perante o Uruguai (1-2), que voltará a ser adversário na prova deste ano.

A formação comandada por Fernando Santos vai estrear-se no Qatar depois de ter efetuado um particular ainda em solo luso, perante outro oponente africano, a Nigéria, treinada por José Peseiro, que terminou com um triunfo luso por 4-0.

Nesse duelo, o selecionador ‘baralhou’ as ideias sobre um possível ‘onze’ com o Gana, com a introdução de Rui Patrício, o estreante António Silva, Otávio, João Félix ou André Silva na equipa titular, num jogo em que Cristiano Ronaldo não atuou, devido a uma gastroenterite.

Com todos os 26 convocados em condições físicas, Fernando Santos deve lançar Diogo Costa na baliza e um quarteto defensivo composto por João Cancelo, Danilo Pereira (Pepe esteve várias semanas parado devido a lesão), Rúben Dias e Nuno Mendes.

Do meio-campo para a frente, são inúmeras as escolhas, sendo que os médios deverão ser Rúben Neves, Bruno Fernandes e Bernardo Silva, enquanto o ataque poderá ficar entregue a Otávio, pela direita, João Félix e Cristiano Ronaldo.

Quando entrar em campo, Portugal já saberá o resultado da outra partida do grupo, entre o Uruguai e a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se defrontam em Al Rayyan, a partir das 13:00 locais.

Portugal e Gana, que apenas se defrontaram por uma vez, no Mundial2014, com vitória lusa (2-1), jogam na quinta-feira, às 19:00, no Estádio 974, em Doha.

Seguir-se-ão os confrontos com o Uruguai, em 28 de novembro, e a Coreia do Sul, de Paulo Bento, em 02 de dezembro.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo decorre até 18 de dezembro, no Qatar.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?