loading

Mundial-2022: Vitória de Portugal celebrada de forma efusiva no Canadá

A comunidade portuguesa no Canadá festejou de uma forma efusiva a vitória de Portugal diante da Suíça (6-1), que garantiu a qualificação para os oitavos de final do Mundial no Qatar.

Mundial-2022: Vitória de Portugal celebrada de forma efusiva no Canadá

Na cidade de Brampton, que tem uma comunidade portuguesa expressiva, foram muitos que vibraram com a vitória da equipa das ‘quinas’, em vários estabelecimentos comerciais geridos por portugueses.

“Foi importante ver a seleção vencer, partilhando esse momento com alguns clientes que assistiram ao jogo”, disse à Lusa Norma Vieira, no Canadá há quase 40 anos, proveniente de São Miguel (Açores).

A proprietária de uma pastelaria na baixa de Brampton destacou ainda a importância do desporto, nomeadamente do Mundial de futebol, para o pequeno comércio, pois “atrai mais clientes”.

“Queríamos ver mais portugueses cá fora na rua, e a apoiarem o pequeno comércio. Há que celebrar todos juntos enquanto comunidade”, apelou.

Noutra área da cidade, num restaurante, ao começar o jogo, vários portugueses fizeram-se sentir no estabelecimento comercial, quer com as camisolas com as cores nacionais, quer ao vibrarem com os seis golos.

“Estou muito contente, porque queremos sempre que Portugal ganhe”, afirmou Luís Benevides, há 30 anos no Canadá.

O luso-canadiano, proveniente de São Romão (Seia), assistiu ao jogo num restaurante, juntamente com várias dezenas de portugueses residentes no Canadá.

Luís Benevides mostrou-se ainda surpreendido pelo “resultado expressivo”.

“Estava confiante de que íamos ganhar, mas não por estes números”, frisou.

Quanto à não titularidade de Cristiano Ronaldo, para luso-canadiano o importante “é a equipa”, estando esperançado que Portugal “conquiste campeonato do mundo”.

Quando a Eddie Aguiar, nascido em Brampton, mostrou-se “chocado” por Fernando Santos “ter efetuado alterações no onze”.

“O Fernando Santos habitualmente complica as coisas, mas hoje esteve muito bem”, realçou.

Agora o lusodescendente está ansioso pelo próximo jogo diante de Marrocos, aguardando com algumas expectativas se o selecionador irá “mexer no onze”, até porque Gonçalo Ramos, autor de três golos diante a Suíça, alinha na mesma posição de Cristiano Ronaldo.

Também Jerry Sousa, natural de Brampton, não tem dúvidas de que “foi um espetáculo muito bom” e “importante ver a equipa jogar bem” sem Cristiano Ronaldo desde o início.

“Pensava que ia ser positivo, mas assim desta forma, nunca imaginei”, declarou.

Agora Portugal tem tudo para “conquistar o Mundial” com a ajuda do capitão Cristiano Ronaldo.

O jogo teve início às 14:00 horas locais (19:00 de Lisboa), mas isso não impediu a comunidade portuguesa de assistir ao jogo, e celebrar junto de algumas principais artérias do país.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?