loading

Liga Vitalis: Cinco equipas ainda sonham com a subida à Primeira Liga

O encontro Oliveirense-Portimonense constitui um dos momentos chave da 30.ª e última jornada da Liga de Honra de futebol, na qual ficarão decididas as equipas que sobem e a que acompanhará o Carregado na descida.

À entrada para a última jornada, Beira-Mar, Portimonense, Feirense, Oliveirense e Santa Clara - separados por três pontos - são os conjuntos que ainda lutam pela subida à Liga principal.

O Beira-Mar, líder com os mesmos 51 pontos do Portimonense (segundo), recebe o já virtualmente despromovido Carregado (16.º), numa partida que deverá ser de consagração para a equipa aveirense.

A formação de Aveiro está apenas a um ponto de garantir a subida ao escalão principal e, mesmo no caso improvável de perder, assegurará um dos lugares de promoção se Feirense e Santa Clara também não ganharem.

O jogo grande da jornada coloca frente a frente Oliveirense (quarta) e Portimonense (segundo), separados por dois pontos.

Para garantir a subida, a Oliveirense precisa de vencer o Portimonense e esperar que Beira-Mar, que recebe o Carregado, e Feirense, que se desloca ao Estoril, não ganhem.

O Portimonense está obrigado a pontuar em Oliveira de Azeméis para assegurar a subida.

O Feirense (terceiro) tem uma difícil deslocação ao Estoril (nono) e também é, de entre os candidatos à subida, o que requer a combinação mais extravagante de resultados.

Ao clube de Santa Maria da Feira é exigido sempre ganhar e esperar que ou o Beira-Mar perca ou que o conjunto aveirense ganhe juntamente com a Oliveirense, dado que tem vantagem direta sobre os vizinhos.

O Santa Clara (quinto) recebe o Desportivo das Aves (sétimo) e, apesar de estar ainda na corrida, é o que necessita de ganhar mais pontos em todos os jogos envolvidos.

A tarefa da formação insular é difícil, até porque está dependente não só de vencer o Desportivo das Aves como esperar que o Beira-Mar perca em casa com o Carregado e o Feirense não ganhe ao Estoril.

No sentido inverso, três clubes estão ainda na batalha pela permanência - Sporting da Covilhã (13.º), Varzim (14.º) e Desportivo de Chaves (15.º).

Dois destes três clubes - Varzim e Sporting da Covilhã - defrontam-se entre si, num confronto que pode ser decisivo.

O Varzim recebe o Sporting da Covilhã, à distância de dois pontos, e mantém-se na Honra se vencer ou fizer idêntico resultado ao Desportivo de Chaves, finalista da Taça de Portugal, na receção ao Fátima (10.º).

O Sporting da Covilhã mantém-se se pontuar com o Varzim e, no pior dos cenários, mesmo perdendo pode evitar a despromoção, caso o Desportivo de Chaves não vença o Fátima.

O Chaves assegura a manutenção com uma vitória sobre o Fátima e pode ainda empatar, mas aí precisará da vitória do Sporting da Covilhã.

Entre os oito jogos da jornada, apenas o Freamunde-Penafiel e o Trofense-Gil Vicente não terão qualquer influência nas classificações.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?