loading

Crónica: Sporting perde com AZ Alkmaar e vê desfeito sonho de conquistar UEFA Youth League

O Sporting viu esta sexta-feira desfeito o sonho de se juntar a FC Porto e Benfica na galeria de campeões da UEFA Youth League, ao perder com o AZ Alkmaar, por 4-3, no desempate por grandes penalidades.

Crónica: Sporting perde com AZ Alkmaar e vê desfeito sonho de conquistar UEFA Youth League

No primeiro jogo das meias-finais da edição de 2022/23, a defesa do guarda-redes ‘leonino’ Diego Calai ao remate de De Jong foi insuficiente para contrariar a mesma proeza do adversário Owusu-oduro perante Rodrigo Ribeiro e Chico Lamba, que até tinha fixado o 2-2 no fim do tempo regulamentar, precisamente na marcação de um pontapé de penálti.

A equipa lisboeta inaugurou o marcador em Genebra logo aos nove minutos, com um remate sensacional de Diogo Cabral, mas os neerlandeses deram a ‘volta ao texto’ ainda antes do intervalo, com golos de Poku, aos 30, e Daal, aos 36, antes de Chico Lamba restabelecer o empate, aos 48, de grande penalidade.

O Sporting falhou a qualificação para a final e a possibilidade de reeditar o feito dos rivais FC Porto e Benfica, vencedores da prova que replica o modelo da Liga dos Campeões em 2019 e 2022, respetivamente, enquanto o AZ Alkmaar fica à espera do vencedor do embate entre os croatas do Hajduk Split e os italianos do AC Milan para conhecer o adversário na final de segunda-feira.

Diogo Cabral quebrou a tradicional fase de estudo inicial com um poderoso remate cruzado de fora da área, de ângulo improvável (junto ao vértice), que ainda embateu no poste antes de entrar na baliza neerlandesa e conferiu maior beleza ao golo inaugural, marcado logo aos nove minutos.

O AZ Alkmaar tentou instalar-se no meio-campo ‘leonino’, mas sem criar situações de perigo, até que, no curto espaço de seis minutos, virou o resultado a seu favor, graças aos remates certeiros dos avançados Poku, aos 30, e Daal, aos 36.

Isolado perante Diego Calai, Poku perdeu o primeiro duelo com o guarda-redes sportinguista, mas ganhou o ressalto e não teve dificuldade em empurrar para dentro da baliza, restabelecendo o empate, e Daal, pouco depois, reproduziu a ação de Diogo Cabral quase ao pormenor, incluindo a particularidade de a bola também ter embatido no poste.

O arranque da segunda parte não poderia ter sido mais favorável ao Sporting. Afonso Moreira, que surgiu muito mais irrequieto após o intervalo, foi derrubado por Addai dentro da área neerlandesa e o defesa Chico Lamba restabeleceu a igualdade aos 48 minutos, na conversão da grande penalidade.

A equipa lisboeta ganhou ânimo e foi mais dominadora até ao fim, mas foi o AZ Alkmaar que esteve mais perto de marcar, aos 80 minutos, quando Schouten obrigou Diego Calai a efetuar a melhor defesa do encontro, com um remate fortíssimo na marcação de um livre direto.

O defesa Stam foi expulso aos 90+7 minutos, por travar Mateus Fernandes quando o médio se isolava, mas a ausência de prolongamento impediu o Sporting de capitalizar a superioridade numérica, que não teve qualquer influência no desempate por grandes penalidades.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?