loading

Covilhã: Câmara convida a experimentar 36 modalidades em quatro dias

A Câmara da Covilhã promove, de quinta-feira a domingo, a primeira edição da Covilhã Desportiva, evento onde podem ser experimentadas 36 modalidades e que pretende incentivar a prática desportiva e dar a conhecer a oferta no concelho.

Covilhã: Câmara convida a experimentar 36 modalidades em quatro dias

“A ideia é trazer para a cidade um evento que ponha a prática desportiva na ordem do dia”, disse o vereador com os pelouros do Desporto e do Associativismo, José Miguel Oliveira, à agência Lusa.

Segundo este autarca do concelho daquele distrito de Castelo Branco, a mostra Covilhã Desportiva vai deixar marca e a intenção é passar a “fazer parte do calendário de eventos da Covilhã”.

A iniciativa está distribuída por quatro dias temáticos, dedicados às escolas, desporto sénior, associações e crianças e famílias.

As atividades decorrem entre o Jardim das Artes, o Jardim do Lago e o Pavilhão da Anil, na zona baixa da cidade, e quem quiser participar só tem de aparecer e experimentar a modalidade que quiser, incluindo desporto adaptado.

O primeiro dia é dedicado às escolas, com a deslocação de 16 associações a 25 estabelecimentos de ensino.

Na sexta-feira, são esperados entre 600 a 800 participantes de vários concelhos no I Encontro Desporto Sénior, numa manifestação de que “depois dos 65 anos é possível ter uma vida ativa e com desporto”, referiu o vereador com o pelouro do Desporto e do Associativismo, José Miguel Oliveira.

De acordo com o vereador, a ideia é a de que o evento venha “a marcar um antes e um depois na prática do desporto”, adiantando a possibilidade de que se possa disseminar ao longo do ano, com maior ou menor envolvência.

Durante os quatro dias decorrem cinco torneios: de voleibol, andebol, basquetebol, futebol de rua e futebol de mesa.

Além da vertente desportiva, a iniciativa contempla, na sexta-feira, às 21:00, uma caminhada e corrida “Glow”, no sábado, às 18:00, no Jardim das Artes, uma corrida colorida e ações de sensibilização e educação para a saúde no âmbito da prevenção em cuidados de saúde primários.

O programa integra demonstrações de desportos no gelo, de artes marciais, esgrima, automobilismo, motociclismo, ginástica, matraquilhos, zumba ou desportos radicais, num total de 36 modalidades.

O início do regresso do torneio interfreguesias é outra das iniciativas.

“Entendemos que é este o papel que o município tem de ter naquilo que é a promoção do desporto. Criar torneios nas várias modalidades, levar as pessoas a que haja uma prática informal se calhar no início, para que depois tenhamos mais equipas, mais atletas a participarem nas várias modalidades”, enfatizou o vereador.

José Miguel Oliveira convida a população a comparecer, experimentar o que quiser e acentuou que a Covilhã Desportiva se destina ao público em geral e a todas as faixas etárias.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?