loading

Euro 2016: França ganha organização do primeiro torneio com 24 finalistas

A França voltará a acolher, 32 anos depois, um Europeu de futebol, em 2016, depois de ganhar hoje a corrida a Itália e Turquia, os outros dois candidatos à organização do evento.

Euro 2016: França ganha organização do primeiro torneio com 24 finalistas

Depois da apresentação de meia hora aos 13 membros do Comité Executivo da UEFA com direito a voto, a Itália foi a primeira candidata a sair da “corrida”, com a França a bater a Turquia na segunda volta, entrando também para a história como o país que organizará a primeira edição do Europeu com 24 finalistas.

Foram excluídos do painel de votantes o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, o turco Senes Erzik, vice- presidente do organismo, e o italiano Giancarlo Abete, membro do Comité Executivo.

''Uma primeira palavra para os nossos amigos da Turquia e da Itália. Coloco-me nos seus lugares e imagino a deceção e frustração depois de tantos meses de trabalho'', começou por afirmar, no discurso de vitória, o presidente da federação francesa, Jean-Pierre Escalettes.

Para Escalletes, a proposta francesa ''ofereceu confiança'' aos membros do Comité Executivo, que ''apreciaram os esforços'' da candidatura vencedora.

''Esta confiança não será traída. Hoje é um grande dia para a França'', rejubilou o presidente da federação gaulesa, acompanhado em Genebra, palco do anúncio, pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o antigo futebolista Zinedine Zidane.

A Turquia também se fez representar pelo chefe de Estado, Abdullah Gul, enquanto a candidatura italiana formalizou o apoio do Governo com a presença do sub-secretário de Estado do Desporto, Rocco Crimi.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?