loading

Liga de clubes: Órgãos sociais reunidos em Évora para ajustes na estrutura

Os órgãos sociais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) validaram esta sexta feira uma alteração na composição da direção executiva, com a saída de Tiago Madureira e entrada de Vasco Pinho, em reunião realizada em Évora.

Liga de clubes: Órgãos sociais reunidos em Évora para ajustes na estrutura

Ligada ao futebol profissional há mais de 20 anos, Helena Pires passa a assumir as funções de Diretora Executiva Coordenadora, numa equipa que inclui ainda Rui Pereira Caeiro e Vasco Pinho.

“A Liga Portugal, sempre com a meritocracia como ideia-chave, continua a seguir o caminho rumo à igualdade de género, semanas depois, por exemplo, da eleição de Alexandrina Cruz para a presidência do Rio Ave”, ilustrou o organismo.

A direção executiva tem como principal missão a implementação dos recém-aprovados plano de atividades e orçamento para a época 2023/24.

Os órgãos sociais liderados por Pedro Proença focaram-se nos “grandes desafios” expressos no Plano Estratégico 2023-2027, que foi elaborado em conjunto com a consultora EY e em articulação com todas as sociedades desportivas.

“Ciente dos desafios que o futuro reserva e na resposta ao quadro de exigência que se coloca ao futebol profissional português, a composição da atual Direção é o reflexo da união e da coesão que conduziram todo o recente processo eleitoral”, refere o organismo.

A direção é composta por representantes de Arouca, Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, da Liga, bem como do AVS, Tondela e Torreense, da II Liga, com elementos que “garantem as competências e experiência no sentido de alavancar os fatores de competitividade desta indústria”.

“Esta primeira reunião da nova direção da Liga Portugal abre o caminho da sua afirmação como grande motor de desenvolvimento do futebol profissional em Portugal”, reforça a Liga de clubes.

Do encontro de hoje resultou ainda a decisão de criar a Comissão de Ética e Integridade, “num prometido reforço das políticas de Compliance e de verificação prévia de idoneidade”.

Esta comissão é composta por elementos de “reconhecida qualificação técnica” na sua área profissional, nomeadamente Fernando Torrão, diretor e professor associado da Faculdade de Direito, Hemano Correia, diretor executivo da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), e Raquel Esperança, sócia-gerente da Horwath & Associados, SROC, Lda.

Da reunião saiu igualmente a nomeação do novo Conselho de Administração da Fundação do Futebol, que terá Pedro Proença como presidente, Nuno Gomes como ‘vice’, enquanto Alan Osório, Domingos Paciência, Helena Costa, Nélson Pereira e Oceano Cruz serão os vogais.

De igual modo, foi reconhecido o estatuto de Senadores da Fundação do Futebol a António Oliveira, António Simões e Manuel Fernandes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?