loading

Mundial feminino: Seleção da Zâmbia investigada pela FIFA após "gesto impróprio"

A FIFA abriu uma investigação a um “gesto impróprio” envolvendo a seleção da Zâmbia, durante o Mundial feminino, anunciou esta sexta feira o órgão que rege o futebol mundial, prometendo severas sanções caso esses factos sejam comprovados.

Mundial feminino: Seleção da Zâmbia investigada pela FIFA após "gesto impróprio"
FIFA Women's World Cup

Segundo vários meios de comunicação social, essas investigações dizem respeito ao selecionador da Zâmbia, Bruce Mwape, que terá apalpado o peito de uma jogadora antes da partida frente à Costa Rica, mas a FIFA não adiantou detalhes.

“Podemos confirmar que uma reclamação foi recebida sobre a seleção feminina da Zâmbia e isso está a ser investigado”, refere a FIFA, reforçando que qualquer acusação de agressão é sempre tratada com o máximo sigilo possível.

O organismo que tutela o futebol a nível mundial referiu que leva “muito a sério qualquer acusação de comportamento impróprio” e tem “um procedimento claro para que todos o denunciem”.

A Associação de Futebol da Zâmbia (FAZ) afirmou que não recebeu qualquer reclamação por parte das jogadoras ou dirigentes da deleção que viajou para o Mundial e que ficou surpreendida com tais alegados comportamentos atribuídos ao treinador.

A Polícia da Nova Zelândia, país onde a seleção da Zâmbia esteve durante o Mundial, disse não ter recebido nenhuma reclamação, mas que foi informada de um suposto incidente e que, após uma investigação inicial, nenhuma outra ação foi tomada.

O selecionador Bruce Mwape já esteve envolvido em acusações de agressão sexual no futebol feminino na Zâmbia, tendo, na altura, a FAZ referido que, apesar de considerar estas acusações “muito graves”, nunca houve qualquer denuncia oficial.

Bruce Mwape, de 63 anos, nomeado selecionador da seleção feminina de futebol da Zâmbia em 2018, foi repetidamente questionado sobre as acusações de assédio sexual durante o Mundial, que considerou de “rumores” e de “falsas”.

A FIFA endureceu no inicio do ano os procedimentos disciplinares em casos de agressão ou assédio sexual, removendo do regulamento a limitação de 10 anos para os processos e incluindo a obrigação das associações e confederações membro denunciarem os casos.

A Zâmbia integrou o Grupo C, tendo terminado na terceira posição e consequentemente afastada dos oitavos de final, com três pontos, atrás do Japão, primeiro com nove, e da Espanha, segunda, com seis. A Costa Rica foi quarta, sem pontos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?