loading

Crónica: Paulinho 'furou a muralha' famalicense e deu o triunfo ao Sporting

O Sporting somou este domingo a terceira vitória consecutiva na I Liga, vencendo o Famalicão, por 1-0, com um golo de Paulinho, em jogo disputado no Estádio José Alvalade.

Crónica: Paulinho 'furou a muralha' famalicense e deu o triunfo ao Sporting
Liga Portugal

Paulinho desbloqueou o jogo e o triunfo para o Sporting sobre o Famalicão, fazendo o único golo do jogo, aos 52 minutos, isolando-se assim no topo da lista melhores marcadores da I Liga com quatro golos.

Rúben Amorim promoveu uma alteração na equipa em relação à partida com o Casa Pia. Deu a titularidade a Hjulmand no meio campo (o dinamarquês já havia jogado o último quarto de hora do jogo frente aos casapianos), relegando Marcus Edwards para o banco, e Pedro Gonçalves subiu no terreno juntando-se na frente de ataque a Paulinho e Gyökeres.

No Famalicão, o técnico João Pedro Sousa fez duas alterações na equipa que empatou a zero com o Moreirense. Gustavo Sá entrou para o lugar de Pablo (castigado) e para o ataque Alex Dobre foi o escolhido no lugar de Henrique Araújo.

O Sporting teve entrada pressionante no jogo, instalando-se no meio campo adversário, perante um Famalicão a defender num bloco baixo, mas a formação de Rúben Amorim não conseguiu marcar tão cedo como pretendia.

O primeiro remate digno de registo até pertenceu ao Famalicão, à passagem do quarto de hora, por Gustavo Sá, num disparo de fora da área que saiu ao lado da baliza de Adán.

Na resposta, ao minuto 19, Paulinho esteve perto de abrir o ativo em Alvalade, na sequência de um remate desviado por Giökeres. O avançado do Sporting antecipou-se ao marcador direto, obrigando Luiz Júnior a uma enorme defesa à queima-roupa com a luva por cima da barra.

Pouco depois, Gyökeres arrancou pelo flanco direito, mas o passe para Paulinho encostar ao segundo poste saiu muito forte e o lance perdeu-se.

O avançado sueco voltaria a surgir em grande plano ao minuto 37, num ‘disparo’ de fora da área sustido com uma defesa de recurso de Luiz Júnior.

Logo a seguir Gyökeres tentou novamente através de um remate à meia volta, mas a bola saiu longe do ‘alvo’.

A formação de Rúben Amorim ia mostrando grande mobilidade ofensiva, mas perante várias paragens para assistência médica aos jogadores do Famalicão, que foram quebrando o ritmo de jogo, o empate manteve-se até ao intervalo.

A abrir a segunda parte e de livre direto, Pedro Gonçalves ameaçou num remate que saiu à barra da baliza do Famalicão.

Foi o prenúncio do golo do Sporting que chegou logo a seguir, numa cabeçada de Paulinho na pequena área – ele que foi distinguido no início da partida pelos 100 jogos com a camisola verde e branca –, após assistência de cabeça de Coates, na sequência de um livre de Nuno Santos.

Foi o quarto golo de Paulinho em três jornadas na I Liga.

Em desvantagem, o treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, fez três alterações e mudou o figurino tático (de 4x4x2 para 4x3x3).

Do lado verde e branco, Rùben Amorim também refrescou as laterais com as entradas de Geny Catamo e Matheus Reis (saídas de Nuno Santos e Ricardo Esgaio), mas o Sporting manteve sempre rotação elevada em termos ofensivos.

Gyökeres voltou a assustar o guarda-redes famalicense, aos 65 minutos, num livre cobrado de forma rasteira, mas o guardião adversário defendeu, e na sequência do lance Morita também falhou de cabeça o segundo golo.

Aos 71 minutos, pediu-se grande penalidade em Alvalade. O VAR chamou André Narciso, após a bola ter desviado no ombro de Youssouf, mas o árbitro, após ter visto as imagens, nada assinalou.

Até final da partida, o Famalicão expôs-se mais na tentativa de chegar ao empate, mas acabou por ser o Sporting a criar novo lance de perigo, num remate de Daniel Bragança afastado por Luiz Júnior para canto.

No período de compensação, Pedro Gonçalves teve boa chance para o 2-0, mas o remate rasteiro acabou nas luvas do guarda-redes contrário.

A assistir ao triunfo do Sporting esteve Iván Fresneda, defesa-direito espanhol que está a ultimar a transferência para os ‘leões’. O defesa do Valladolid chegou a Portugal durante a tarde e viu o jogo na tribuna do Estádio José Alvalade.

Com esta vitória, o Sporting igualou o Vitória de Guimarães no topo da I Liga com nove pontos, já o Famalicão está no oitavo posto com quatro pontos somados.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?