loading

Proença quer regulação do mercado: "É claro que deviam iniciar e concluir nas mesmas datas"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, defendeu esta quarta feira uma regulação internacional para o período de transferências, de forma a iniciarem e a concluírem ao mesmo tempo em todos os países.

Proença quer regulação do mercado: "É claro que deviam iniciar e concluir nas mesmas datas"
Liga Portugal

“Somos, na sua essência, uma Liga vendedora. Não conseguir ter um alinhamento nos mercados internacionais cria-nos dificuldades. Para nós, é claro que os mercados deviam iniciar e concluir nas mesmas datas, para que as nossas competições fossem reguladas pelo mesmo padrão. Aguardamos com expectativa que isso possa acontecer em termos internacionais”, afirmou Pedro Proença, nas instalações da LPFP em Oeiras.

O dirigente abordou este tema durante a entrega de uma certificação da Aliança Global da Integridade no Desporto (SIGA), que certificou a entidade de boa governança, num verão marcado pela ida de muitos futebolistas para a Arábia Saudita, a custos elevados.

“Temos de ver o mercado saudita por várias perspetivas. Somos um mercado vendedor e acredito muito que as nossas relações com a Arábia Saudita irão fazer com que a Liga Portugal esteja nesse mercado num futuro muito próximo”, apontou ainda o dirigente.

Também Emanuel Medeiros, diretor executivo da SIGA e ex-dirigente da LPFP, abordou a regulação do futebol árabe, nos quais os quatro emblemas de maior dimensão “são detidos pelo mesmo investimento público”, mostrando-se preocupado com o facto de poder vir a acontecer o mesmo no futebol europeu, pela tomada de posição da UEFA.

“A UEFA, numa recente tomada de posição, abriu a porta das competições a clubes que sejam detidos por mais do que um acionista principal. É uma ‘caixa de Pandora’ com consequências imprevisíveis, sob as quais vou falar com o presidente da UEFA”, frisou.

Pedro Proença aproveitou a ocasião para congratular novamente o Sporting de Braga pelo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo a terceira época seguida em que Portugal contará com três representantes nessa ronda da competição.

“É, para a Liga portuguesa, um grande elogio, pelo terceiro ano consecutivo, conseguir ter três equipas na ‘Champions’. É uma realidade que nos deixa muitíssimo satisfeitos. Sabemos que há muito caminho a ser trilhado, mas é sinal de grande vitalidade”, disse.

O Sporting de Braga garantiu na terça-feira o terceiro apuramento da sua história para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer os gregos do Panathinaikos, por 1-0, no Estádio Olímpico de Atenas, depois de um primeiro triunfo por 2-1, no seu estádio.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?