loading

Liga de clubes: Organismo premiado com certificado da SIGA de boa governança no desporto

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) recebeu esta quarta feira um certificado em boa governança no desporto, atribuído pela Aliança Global da Integridade no Desporto (SIGA), ao nível bronze, procurando atingir o ouro “nos próximos meses”.

Liga de clubes: Organismo premiado com certificado da SIGA de boa governança no desporto
Liga Portugal

“É um dia marcante na história presente, mas também futura da nossa organização. A Liga Portugal está capacitada a seguir boas práticas do modelo de governação e tem a capacidade de responder de forma autónoma. Neste terceiro, e direi último, mandato nos destinos da LPFP, era um legado que eu queria deixar”, expressou Pedro Proença.

O presidente da LPFP realçou a resposta “muito positiva” de todos os profissionais da instituição aos elevados ‘standards’, “tendo hoje, ao seu serviço, boas práticas no que diz respeito a integridade e governação”, tornando-se na primeira Liga com o estatuto.

“O rigor, disciplina e capacidade de superação faz-nos ser diferentes e queremos que a Liga seja também um modelo a seguir. Tentaremos ser merecedores desta confiança. Estamos designados como ‘bronze’ e queremos, nos próximos meses, ter a capacidade para chegar ao ‘ouro’. O objetivo é dar confiança a quem se relaciona connosco”, frisou.

O diretor executivo da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros, salientou a conclusão de um processo “rigoroso e exigente de auditoria com escrutínio independente, neutro, rigoroso e objetivo”, prestando-lhe o devido reconhecimento pelo “sucesso alcançado”.

“Trilhámos um caminho de muita dedicação, quer por parte dos quadros da Liga, quer por parte da comissão independente de auditores. Este processo de certificação atesta, de facto, que a Liga cumpre os ‘standards’ universais da SIGA em boa governança. A LPFP é a primeira Liga de futebol do mundo a submeter-se à auditoria e a fazer a prova de que são credíveis, idóneos e merecerdes. Torna-se a pioneira neste domínio”, atirou.

Assim, Emanuel Macedo de Medeiros, que é um ex-dirigente da LPFP e lembrou que fez questão de não ter tido “interferência nenhuma em todo o processo”, de maneira a evitar conflitos de interesses e questões de integridade, espera ver mais associações desportivas a seguir as pisadas da LPFP, que se deverá estimular a atingir agora o ‘ouro’.

“Espero que a Liga encare esta certificação não como um ponto de chegada, mas como um ponto de partida. Quero incentivar, estimular e desafiar a Liga a, nos próximos 12 meses, atingir o patamar ‘prata’ e, por que não dizer, ‘ouro’. Deste lado, continuarão sempre com um apoio sério, dedicado, rigoroso e independente. Este é um exemplo que deve ser tomado em conta, não apenas pelas outras Ligas europeias e mundiais, mas por todas as outras associações desportivas, que devem dar este passo”, afirmou.

A SIGA é uma organização líder mundial em integridade desportiva, apoiada por mais de 200 colaboradores internacionais de vários setores, e visa a criação de um cenário totalmente novo para a indústria desportiva global, promovendo a implementação dos mais altos padrões de integridade e fornecendo classificação e certificação globais independentes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?