loading

LE: "Grupo da Morte" conta com dois ex-campeões europeus, Ajax e Marselha

O Ajax e o Marselha, antigos campeões europeus, vão encontrar-se na fase de grupos da Liga Europa de futebol, depois de o sorteio ter sido 'feliz' para o Sporting, que terá a Atalanta como principal adversário.

LE: "Grupo da Morte" conta com dois ex-campeões europeus, Ajax e Marselha
UEFA

O sorteio, hoje realizado no Mónaco, colocou os neerlandeses e os franceses no Grupo B, juntamente com o Brighton, estreante nas competições europeias, mas sexto classificado na última temporada na Liga inglesa, e o campeão grego AEK Atenas.

Para o Sporting, única equipa portuguesa na prova, o sorteio acabou por ser positivo e, em teoria, irá discutir o primeiro lugar do Grupo D com os italianos da Atalanta, uma equipa longe do fulgor que a levou aos quartos de final da Liga dos Campeões em 2019/20.

Os austríacos do Sturm Graz, que nunca passaram à fase a eliminar da Liga Europa, e os polacos do Raków Czestochowa, em estreia em fases de grupo na Europa, são os restantes clubes da 'poule' dos 'leões'.

O grande nome do sorteio da Liga Europa era o Liverpool, com os seis vezes campeões europeus a ficarem no Grupo E, com os austríacos do LASK, os belgas do Union St. Gilloise e os franceses do Toulouse.

Finalista em 2022/23, a Roma, treinada por José Mourinho, parte como clara favorita a vencer a 'poule' G, frente aos checos do Slavia Praga, aos moldavos do Sheriff e aos suíços do Servette.

Na Liga Europa como campeão da Liga Conferência Europa, o inglês West Ham está integrado no Grupo A, um dos mais fortes da competição, com os gregos do Olympiacos, os alemães do Friburgo e os sérvios do Backa Topola, eliminado pelo Sporting de Braga na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Vencedor da segunda competição de clubes europeia em 2020/21, o Villarreal, de Espanha, está no Grupo F, juntamente com Rennes (França), Maccabi Haifa (Israel) e Panathinaikos (Grécia), que caiu no play-off da 'Champions' perante os bracarenses.

No Grupo H, o Bayer Leverkusen (Alemanha) é o principal candidato ao primeiro lugar, defrontando Qarabag (Azerbaijão), Molde (Noruega) e Häcken (Suécia).

Por fim, no Grupo C estão Rangers (Escócia), Betis (Espanha), Sparta Praga (República Checa) e Aris Limassol (Chipre).

Os vencedores de cada um dos grupos apuram-se diretamente para os oitavos de final, enquanto os segundos vão disputar um play-off e os terceiros caem para a Liga Conferência Europa.

A primeira jornada da fase de grupos joga-se em 21 de setembro, enquanto a segunda ronda se disputa-se em 05 de outubro, e a terceira em 26 de outubro. A quarta jornada realiza-se em 09 de novembro, a quinta está marcada para 30 de novembro, e a sexta e última ronda terá lugar em 14 de dezembro.

A final da Liga Europa 2023/24 vai realizar-se em 22 de maio de 2024, na Dublin Arena.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?