loading

QF Europeu-2024: Eslováquia tenta quarta fase final, agora sem Marek Hamsik

A Eslováquia, que defronta na sexta-feira Portugal, está à procura do quarto apuramento da sua história para uma grande competição e promete ser o rival mais complicado da seleção nacional no caminho para o Euro2024 de futebol.

QF Europeu-2024: Eslováquia tenta quarta fase final, agora sem Marek Hamsik
Facebook eslovaquia

Após as presenças no Mundial2010 e os dois últimos Europeus (2016 e 2020), a Eslováquia segue no segundo lugar do Grupo J apenas dois pontos atrás do líder Portugal, sem qualquer derrota (três vitórias e um empate) e apenas um golo sofrido.

A equipa eslovaca até começou mal, com um nulo caseiro perante o Luxemburgo, mas redimiu-se com três triunfos seguidos, dois fora de portas (Islândia por 2-1 e Liechtenstein por 1-0) e outro em casa (Bósnia por 2-0).

No ‘leme’ da Eslováquia está o italiano Francesco Calzona, treinador de 54 anos que foi o escolhido para o novo ciclo desta seleção, agora sem Marek Hamsik, o ‘eterno’ capitão e jogador com mais internacionalizações do país (136), que escolheu retirar-se do futebol internacional após falhar o apuramento para o Mundial2022.

Foi uma escolha de risco já que Calzona está só agora a viver a sua primeira experiência como técnico principal, após quase duas décadas sempre com o papel de adjunto, tendo passado por Nápoles, Empoli e Cagliari.

A Eslováquia já não tem Hamsik, mas continua a contar com alguns nomes de ‘respeito’, como o central (e novo capitão) Milan Skriniar, que atua no Paris Saint-Germain, e o médio Stanislav Lobotka, do Nápoles.

Mesmo sem jogar no Newcastle, Martin Dúbravka continua ‘dono e senhor’ da baliza eslovaca, com o veterano Juraj Kucka (36 anos) e o avançado Róbert Bozeník (em destaque no Boavista) a serem também nomes a assinalar.

Na primeira qualificação de sempre para um fase final, a Eslováquia chegou aos oitavos de final do Mundial da África do Sul, em 2010, repetindo esse feito seis anos depois, mas no Europeu de França.

No Euro2020, os eslovacos acabaram eliminados na fase de grupos.

O Eslováquia-Portugal está agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Nacional, em Bratislava, e terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?