loading

Crónica: Tondela elimina Vitória em Guimarães e está na fase de grupos da Taça da Liga

O Tondela apurou-se este sábado para a fase de grupos da Taça da Liga, ao vencer no terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, com golo de Daniel dos Anjos, num jogo em atraso da segunda fase.

Crónica: Tondela elimina Vitória em Guimarães e está na fase de grupos da Taça da Liga
Liga Portugal

A equipa beirã, 16.ª classificada da II Liga portuguesa de futebol, tornou-se a 12.ª e última equipa a assegurar a presença na fase de grupos após o tento decisivo do avançado brasileiro, apontado aos 55 minutos, na cobrança de um livre direto.

A formação anfitriã, quinta posicionada na I Liga portuguesa de futebol, instalou-se no meio-campo adversário desde o primeiro minuto, mas sem imaginação e velocidade para abalar a organização defensiva beirã e para ameaçar a baliza à guarda de Ricardo, tendo rematado pela primeira vez aos 19 minutos, por cima, num pontapé de Dani Silva.

Preparada para se esticar no terreno assim que recuperava a bola, a formação ‘auriverde’ incomodou a defesa vitoriana em saídas rápidas pelas alas ou em bolas longas para o avançado Daniel dos Anjos e provocou ‘calafrios’ junto à baliza vitoriana num lance de Abdoulaye Ba, aos 29 minutos, e noutro de Costinha, ‘resolvido’ por Bruno Varela, aos 36.

A equipa minhota só voltou a incomodar a baliza do Tondela em dois lances gizados por André Silva e concluídos por Alisson Safira, a rasar ligeiramente os ferros, aos minutos 33 e 45, e apareceu mais intensa na segunda parte, com as entradas de Nuno Santos e de Bruno Gaspar para os lugares de Safira e de Miguel Maga.

A área beirã foi palco de algumas situações de confusão, antes de a equipa treinada por Tozé Marreco responder com eficácia, num livre direto em posição frontal à baliza: Daniel dos Anjos cobrou o livre e a bola tabelou na barreira, entrando junto ao poste esquerdo à guarda de Bruno Varela.

O Tondela fechou-se no seu meio-campo após o golo e conteve a reação do Vitória de Guimarães, quase sempre sem criatividade para criar roturas que lhe valessem ocasiões para empatar, à exceção de um par de remates de André Silva e de uma série de bolas lançadas para a área, quase sempre anuladas pela concentrada dupla de centrais beirã.

Depois de eliminada da Liga Conferência Europa, na segunda pré-eliminatória da competição, frente aos eslovenos do Celje, no final de julho, a equipa do primeiro escalão ficou de fora de outra competição, restando-lhe o campeonato e a Taça de Portugal.

O Tondela somou o primeiro triunfo oficial da época, depois de duas derrotas e dois empates na II Liga, e de ter chegado a esta fase na Taça da Liga ao eliminar o Santa Clara nas grandes penalidades.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?