loading

SJPF apresenta cinco medidas para combater tráfico humano no futebol

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) endereçou na sexta-feira aos grupos parlamentares um documento com cinco medidas para reforçar o combate e “honrar as vítimas” de tráfico humano, imigração ilegal e burla.

SJPF apresenta cinco medidas para combater tráfico humano no futebol
Sindicato dos Jogadores

As propostas do SJPF incluem a criação de uma plataforma digital de partilha de informação, a declaração de interesses dos agentes desportivos, o envolvimento das autarquias, e a dinamização de uma rede integrada de apoio.

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, disse que as propostas resultam de “oito anos de trabalho” do sindicato, que foi denunciando “casos mediáticos” de tráfico humano.

“Constatamos que há uma ausência de articulação entre as várias entidades públicas e privadas. Ou seja, não há uma resposta cabal. Temos de ter a capacidade de não fechar os olhos à realidade”, disse Evangelista.

As medidas do SJPF foram “praticamente todas aceites” por um grupo de trabalho criado pela secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

O sindicato foi convocado para participar numa audição sobre o tema na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, que terá ainda a presença da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

As medidas propostas pelo SJPF são um passo importante no combate ao tráfico humano no futebol. A criação de uma plataforma digital de partilha de informação irá facilitar a denúncia de casos, a declaração de interesses dos agentes desportivos irá ajudar a identificar potenciais conflitos de interesse, e o envolvimento das autarquias irá melhorar a resposta local.

A dinamização de uma rede integrada de apoio é particularmente importante, pois irá garantir que as vítimas de tráfico humano tenham acesso aos serviços de que precisam, como apoio psicológico, jurídico e social.

A aprovação destas medidas pelo Governo será um sinal positivo de que Portugal está empenhado em combater esta forma de crime.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?