loading

Alemanha: Publicação sobre a Palestina leva o Mainz 05 a rescindir contrato com El Ghazi

O Mainz 05, clube que compete na Bundesliga, tomou esta terça feira uma decisão drástica, rescindindo com Anwar El Ghazi, jogador de 28 anos, devido a uma publicação polémica em que o jogador se manifestou sobre o conflito no Médio Oriente, defendendo a Palestina.

Alemanha: Publicação sobre a Palestina leva o Mainz 05 a rescindir contrato com El Ghazi
Mainz

Apesar do jogador ter apagado posteriormente a publicação, a posição manifestada foi considerada intolerável pelo clube alemão, resultando na rescisão contratual. O Mainz 05 alegou, em comunicado publicado nas suas redes oficiais, que a publicação de Anwar El Ghazi não estava alinhada com os valores do clube.

"O Mainz 05 respeita a existência de diferentes perspetivas no complexo conflito no Médio Oriente que dura há décadas. No entanto, o clube distancia-se claramente do conteúdo da publicação, visto que não está em linha com os valores do clube", pode ler-se na publicação do emblema germânico.

Na publicação em questão, Anwar El Ghazi denunciou as injustiças que, na sua opinião, estão a ser cometidas por israelitas na Faixa de Gaza e em territórios ocupados por Israel. A publicação terminava com a frase "do rio até ao mar, a Palestina será livre", que é um slogan frequentemente usado pela fação nacionalista palestina e pelo grupo Hamas.

Este slogan é notório por negar o direito à existência do Estado de Israel e é frequentemente associado a grupos que se opõem ao acordo de paz no Médio Oriente.

A decisão do Mainz 05 de rescindir o contrato com El Ghazi surge após intensa discussão entre a direção do clube e o jogador. O clube reconhece que o conflito no Médio Oriente é complexo, com diferentes perspetivas, mas salienta que o conteúdo da publicação do jogador não reflete os valores do clube.

O jogador, natural dos Países Baixos, chegou ao Mainz 05 proveniente do Aston Villa na temporada passada, e agora se encontra sem clube, à procura de uma nova oportunidade.

Esta polémica demonstra como o desporto e a política podem estar interligados, gerando controvérsias que, por vezes, têm repercussões contratuais sérias nos clubes de futebol.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?