loading

Ex-avançado do Sporting, Bas Dost, anuncia pausa na carreira após diagnóstico de miocardite

O futebolista holandês Bas Dost, antigo avançado do Sporting, anunciou esta quarta feira uma pausa na sua carreira devido a um diagnóstico de miocardite.

Ex-avançado do Sporting, Bas Dost, anuncia pausa na carreira após diagnóstico de miocardite
NEC

Esta condição cardíaca inflamatória do jogador que passou por Alvalade surgiu após uma paragem cardíaca durante um jogo pelo seu atual clube, o NEC, nos Países Baixos.

O jogador de 34 anos revelou que a miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode ter sérias consequências. A vida do experiente avançado holandês foi salva graças à rápida intervenção médica em campo, mas o diagnóstico subsequente o forçou a tomar uma decisão difícil em relação à sua carreira dentro das quatro linhas.

"Há vários motivos para o músculo do coração ficar inflamado e as consequências podem ser muito sérias", começou por dizer Bas Dost.

Dost expressou a sua gratidão aos médicos do NEC e do AZ Alkmaar pelo socorro imediato que lhe prestaram no momento crítico. O avançado foi reanimado no campo e saiu com sinais vitais, mas a experiência deixou uma marca indelével.

"Tive sorte que me ressuscitaram dentro de campo. Não consigo explicar o quão agradecido estou aos médicos do NEC e do AZ Alkmaar pela ajuda dentro de campo", acrescentou o ex-leão.

O jogador, que passou pelo Sporting entre 2016 e 2019, onde conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, agora passará por uma série de testes médicos adicionais e um período de recuperação.

A decisão de suspender temporariamente a sua carreira foi tomada em cooperação com a equipa médica e visa garantir a sua saúde a longo prazo: "Só depois disso é que conseguirei tomar decisões sobre o meu futuro. Por agora, vou tirar uma pausa do futebol e passar tempo com a minha família. Espero que todos respeitem isso."

É importante salientar que o jogador afirmou que a miocardite não está relacionada com a vacinação contra a COVID-19, respondendo assim a preocupações potenciais sobre a segurança das vacinas.

Nos próximos meses voltarei ao NEC e espero, um dia, contar a minha história. Nada tem a ver com vacinação", rematou Bas Dost.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?