loading

Austrália: Western Bulldogs condenado a pagar 3,5 ME a vítima de pedofilia

Os Western Bulldogs, um clube de futebol australiano, foram condenados a pagar uma indenização de 3,8 milhões de dólares (3,5 milhões de euros) a uma vítima de pedofilia.

Austrália: Western Bulldogs condenado a pagar 3,5 ME a vítima de pedofilia
Facebook Western Bulldogs

A decisão foi tomada pelo júri composto por seis membros do Supremo Tribunal de Vitória, que desde então o clube foi negligente ao não adotar medidas para proteger a vítima dos abusos. Este veredito marca um marco importante na Austrália, sendo esta a maior indemnização já concedida a uma vítima de pedofilia no país.

Adam Kneale, uma vítima, foi violado repetidamente entre os anos de 1984 e 1990 nas instalações do clube por Graeme Hobbs, que era treinador e um conhecido angariador de fundos para a organização. Kneale argumentou que o clube tinha responsabilidade indireta neste caso de abuso sexual, uma vez que permitiu a Hobbs acesso especial aos menores e às instalações desportivas dos Western Bulldogs. Além disso, a vítima, atualmente com 51 anos, fez outras reivindicações financeiras, alegando que o clube não tomou medidas adequadas quando a violação foi tornada pública na década de 1990.

Em 1993, Kneale denunciou Hobbs à polícia de Melbourne, capital de Victoria, o que levou à sua prisão, juntamente com outro homem, por uma série de crimes, incluindo o envolvimento numa rede que entregava a vítima a outros pedófilos para ser abusada. No ano seguinte, Hobbs declarou-se culpado de violar Kneale, embora os Western Bulldogs tenham negado qualquer conhecimento do crime.

Este caso lança luz sobre a necessidade de as instituições desportivas assumirem a responsabilidade de proteger os seus membros, especialmente os mais vulneráveis, contra abusos. O futebol australiano é um desporto muito popular no país, e espera-se que este veredito sirva como um alerta para outros clubes desportivos para que tomem medidas adequadas para garantir a segurança e o bem-estar dos seus atletas e membros.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?