loading

Andebol: Sporting vence FC Porto e reforça liderança do campeonato nacional

O Sporting bateu hoje fora o FC Porto, por 26-25, em jogo da 11.ª ronda do campeonato nacional de andebol, e reforçou, assim, a liderança da prova, tendo agora mais três pontos do que os portistas.

Andebol: Sporting vence FC Porto e reforça liderança do campeonato nacional

Só um ponto separava dois rivais separava os dois rivais antes deste jogo. Os ‘leões’ apresentaram-se com um registo totalmente vitorioso e no primeiro lugar, enquanto os ‘dragões’ haviam já empatado na Maia com o Águas Santas, na sexta jornada, e entravam-se um pontos atrás.

A bola de saída foi do Sporting e a equipa lisboeta aproveitou logo para se adiantar no marcador com um golo de Francisco Costa e a seguir fazer o 3-0, pelas mãos de Martim Costa e do ponta esquerda islandês Orri Orkelsson.

O FC Porto sentiu muitas dificuldades perante a rapidez e mobilidade sportinguista no ataque, tendo ainda deparado com uma exibição inspirada do guarda-redes André Kristensen.

O Sporting chegou aos dez minutos a ganhar (6-4) e o FC Porto andou quase sempre atrás no marcador, salvo quando António Areia empatou a seis golos e depois com um golo de Pedro Valdés que pôs resultado em 9-9.

Rapidamente, porém, o Sporting voltou para a frente do marcador e nunca mais a perdeu até ao intervalo, em grande medida devido ao poder rematador de Martim Costa, que foi o melhor marcador deste encontro, com nove golos apontados.

O irmão, Francisco Costa, também esteve em bom plano, mas desta vez foi alvo de uma vigilância ainda mais apertada e terminou ‘só’ com sete golos apontados, alguns deles de alto nível técnico.

Depois de uma primeira parte em que foi superior, o Sporting viu Andre Kristensen abriu a segunda metade com uma defesa, a que se seguiu a exclusão temporária de Orri Orkelsson por ter atingido Diogo Rêma com a bola na cara.

Nikolaj Laeoso reduziu para 13-16, Natan Suarez repôs a vantagem leonina em três golos e o pivô Christina Moga, poderoso nos duelos físicos, ampliou-a para quatro golos.

O Sporting continuou a ser mais forte e lúcido até à entrada para o quarto de hora final, sempre com os irmãos Martim e Francisco Costa em bom plano, vencia nessa altura por 24-20 e só iria marcar mais dois golos.

O FC Porto puxou dos seus galões de bicampeão nacional e tornou-se então mais agressivo na defesa, subiu também de rendimento a nível ofensivo e perdia por um golo quando faltavam cinco minutos para o fim (24-25).

Nkolaj Laeso pôs os ‘dragões’ à distância de um golo dos ‘leões’, mas estes cometeram depois um erro ofensivo que deixou o FC Porto em boa posição para empatar, o que não aconteceu porque a muralha leonina travou o remate do mesmo Laeso, a melhor unidade portista.

A emoção subiu ainda mais quando Edy Silva falhou um chapéu sobre Diogo Rêma e Daymaro Salina empatou (25-25).

O FC Porto podia ter saltado pela primeira vez para a frente do marcador quando Leonel Fernandes enfrentou Kristensen. Este, porém, negou-lhe tal possibilidade com mais uma grande intervenção.

Com 25-25 a meio minuto do fim, Martim Costa ainda teve tempo para fazer o seu nono golo e recolocar o Sporting a ganhar, com um remate cruzado (25-26).

O FC Porto tinha ainda 12 segundos para tentar empatar e Rui Silva assumiu a responsabilidade, mas o seu remate foi bloqueado pela defesa leonina e o Sporting festejou uma vitória que mereceu, sobretudo, pela sua grande exibição na primeira parte.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?