loading

Gyökeres. A felicidade não tem preço

Não consta que em Alvalade exista um núcleo de oftalmologia no departamento de scouting, mas o certo é que a visão desse agrupamento tem ferramentas para ver mais além, sobretudo aquilo que os scouts ingleses não viram, ou não acharam bem aos olhos, e que estava na pacata Coventry. Viktor Gyökeres de seu nome é o sueco que tem encantado o reino verde e branco e que até esconde o rosto nos festejos dos golos, mas não se esconde no ataque verde e branco.

Gyökeres. A felicidade não tem preço
Liga Portugal

Quando o nome de Gyökeres começou a ser exponencialmente falado nos corredores do futebol nacional, muitos duvidaram que pudesse um avançado deixar a competitiva II Liga inglesa para ingressar num 'grande' português. Muitos interrogavam-se de como seria possível clubes da Premier League não querer Gyökeres.

Outros, mais desconfiados ainda, admitiam que o jogador poderia ter algo que não interessava aos clubes em terras de Sua Majestade.

É preciso ter olho para ver (mais além) Gyökeres

Indiferentes a isso, em Alvalade, os responsáveis decidiram apostar na contratação de Gyökeres. E o processo durou longos meses, demasiados meses na ótica do adepto verde e branco que, em altura de mercado, procura saber quais as contratações que ficam fechadas rapidamente para que o plantel ganhe forma.

Mas com Gyökeres não foi tudo muito rápido. As coisas demoraram mas Amorim, o treinador de ideias fixas, manteve-se irredutível. O técnico queria Gyökeres. E a Direção apostou tudo no sueco do Coventry.

Os milhões que o Coventry exigiu eram tidos como um risco. Mas Varandas não recuou e se Amorim pediu, Varandas deu.

Aos primeiros jogos de pré-época, vozes com peso no Sporting logo trataram de confirmar aquilo que os scouts sportinguistas conseguiram ver: Gyökeres era o avançado que encaixava na perfeição para este Sporting.

'Pontinhos' no ö e na classificação

Com o passar dos meses, os elogios foram-se e vão-se sucedendo. Gyökeres é o avançado que, vindo do frio, tem gelado defesas adversárias e aquecido os corações leoninos.

Viktor Gyökeres é o goleador do momento no futebol nacional e embora seja o avançado mais caro da história, tem havido um desconto igual, não à idade, mas aos golos que vai marcando. Porque a felicidade não tem preço.

Atualmente, há quem o aponte ao Chelsea e a outras paragens do futebol britânico e não só. Dele muito se diz e escreve. Há quem ache que o legado de Radamel Falcao está ultrapassado.

No Sporting, as mãos esfregam-se de felicidade e há quem ainda hoje questione como foi possível deixar escapar este jogador da terra do football.

De leão vestido, Gyökeres, mais do que o jogador com um nome que tem o trema no o, ou como é comum dizer-se, 'pontinhos no o', tem pontinhos na classificação para satisfação do coração leonino.

Natural de Hägersten (Estocolmo), Gyökeres começou a dar os primeiros remates à baliza no IFK Aspudden-Tellus. Em 2017, rumou à Premier League mas a sua passagem foi curta. Aliás, acabou por jogar pelos sub-23 do Brighton.

Depois, 'desceu' para o escalão inferior ao principal campeonato britânico e foi no Championship que se destacou, que deu nas vistas de tal modo que os scouts do leão não tiveram dúvidas em o indicar à estrutura que gere o futebol verde e branco.

"Avançado de topo, contratação de topo"

Internacional sueco desde os sub-17, Gyökeres tem no seu registo histórico um marco importante: foi o melhor marcador do Europeu de sub-19, em 2017, seis anos antes de assinar pelo Sporting.

Dele há quem diga que é um avançado com características pouco comuns de se encontrar num só jogador aos dias de hoje. Possante fisicamente, Gyökeres consegue desgastar as defesas adversárias e ainda tem capacidade para marcar, com os pés ou de cabeça.

Por isso, um dos maiores especialistas de mercado não teve dúvidas em assumir que se tratou de uma "contratação de topo".

Alheios a isso e encantados da vida, e os 20 milhões de euros investidos na sua contratação, que podem chegar aos 24 mediante objetivos, bem que são uma verba 'simpática' dirão os sportinguistas face ao rendimento do jogador.

Por isso, os adeptos do Sporting bem que podem dizer qualquer coisa como 'tack', que é como quem diz "obrigado" em sueco.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?