loading

"O Aursnes voltava para a esquerda e saía o João Mário"

O Benfica encontra-se no epicentro de uma transformação significativa durante esta segunda metade da temporada, com a chegada de reforços que prometem redefinir o panorama futebolístico encarnado.

"O Aursnes voltava para a esquerda e saía o João Mário"
Benfica

Entre as novas adições, destacam-se Álvaro Carreras, Marcos Leonardo e Benjamín Rollheiser, jogadores com trajetórias distintas que prometem acrescentar valor à equipa da Luz.

Álvaro Carreras: Juventude e versatilidade para a defesa do atual campeão nacional

Álvaro Carreras, lateral-esquerdo espanhol de 20 anos, é um dos nomes que se junta ao plantel benfiquista proveniente do Granada CF.

Com formação nas camadas jovens do Real Madrid e Man. United, Carreras traz consigo um perfil de jogador jovem e promissor, conhecido pela sua versatilidade ao longo do corredor esquerdo.

A chegada de Carreras pode significar não apenas uma opção para o presente, mas um investimento no futuro, fortalecendo a defesa e oferecendo alternativas táticas a Roger Schmidt. No entanto, a chegada do jovem lateral poderá trazer um dor de cabeça para o técnico alemão: Morato será relegado para o banco de suplentes?

Face á saída de Grimaldo e à não adaptação de Jurasek, aliada às lesões recorrentes de Juan Bernat, lateral que chegou por empréstimo do PSG, o jogador brasileiro emergiu como a principal escolha de Schmidt para a lateral esquerda da defesa encarnada e, verdade seja sita, Morato não tem desiludido os adeptos benfiquistas.

No entanto, com um estilo de jogo muito mais virado para a vertente ofensiva do que defensiva, o técnico alemão entende que a ala esquerda das águias necessita de uma maior verticalidade. Com isto e, com a chegada de Carreras à Luz, o destino mais provável para Morato será novamente o banco de suplentes.

No outro lado da defesa do Benfica, surge um nome improvável, mas que tem feito as delícias dos adeptos encarnados: Fredrik Aursnes. No entanto, com a recuperação de forma de Bah e com a chegada de Carreras, será que o norueguês conseguirá manter a posição ou será relegado para outros terrenos?

Valdo, figura lendária na história das águias, partilhou a sua visão no Canal 11: "Se o Alexander Bah estiver bem, eu metia o Bah, o Álvaro Carreras e o Aursnes voltava a jogar pelo lado esquerdo e saía o João Mário e o Morato. E logicamente com o Marcos Leonardo."

Benjamín Rollheiser: Criatividade argentina para o ataque encarnado

Outro reforço a adicionar à mistura é Benjamín Rollheiser, extremo argentino de 23 anos, proveniente do Estudiantes. Com habilidades técnicas refinadas, Rollheiser oferece uma opção adicional no setor ofensivo das águias.

A sua criatividade e capacidade de desequilibrar podem ser valiosas para o Benfica, proporcionando mais profundidade ao ataque e alternativas estratégicas a Schmidt.

A contratação de Rollheiser por parte do Benfica é vista por muitos como estratégica, uma vez que Di María e Rafa poderão estar de saída da Luz no final da temporada.

O extremo argentino, campeão mundial pela seleção albiceleste, está em final do contrato e, há muito que se sabe, que gostaria de terminar a sua carreira profissional ao serviço do Rosario Central, emblema que o lançou para o desporto rei.

Com isto, uma saída da Luz no final da época é o destino mais provável para uma das grandes figuras do esquema tático de Schmidt.

Por outro lado, Rafa Silva, internacional português que tem sido um dos grandes destaques do campeonato português, também deverá seguir a pisadas de Di María, uma vez que o seu contrato com os encarnados está a expirar e o jogador luso tem recusado, até ao momento, qualquer investida de Rui Costa tendo em vista a sua renovação.

Marcos Leonardo: O jovem avançado brasileiro que chegou à Luz com 'fome de golo'

O grande destaque deste mercado de inverno foi, sem dúvida, a aquisição de Marcos Leonardo, avançado brasileiro de 20 anos e internacional sub-20 pelo Brasil.

Com performances notáveis no futebol brasileiro, o jovem atacante demonstrou a sua qualidade nos primeiros dois jogos pelo Benfica, contribuindo com dois golos.

Esta entrada fulgurante não só capturou a atenção dos adeptos do emblema da Luz como também colocou o treinador Roger Schmidt perante um dilema intrigante: optar pela juventude promissora de Marcos Leonardo ou pela experiência de Arthur Cabral.

A opção entre a juventude promissora de Marcos Leonardo e a experiência consolidada de Arthur Cabral, especialmente agora que Cabral assume a titularidade devido à lesão de Tengstedt, é um desafio considerável.

A expectativa gerada em torno da chegada de Marcos Leonardo é compreensível, uma vez que os dois golos em 47 minutos de jogo na sua estreia sugerem que o avançado está a adaptar-se rapidamente ao ambiente encarnado, tornando-se uma peça intrigante no xadrez tático de Schmidt.

Apesar de ter entrado nos jogos a partir do banco de suplentes, as suas performances não passaram despercebidas a figuras ligadas ao emblema encarnado.

António Carraça, ex-diretor-geral do Benfica, partilhou as suas observações no Canal 11, destacando a rápida adaptação de Marcos Leonardo à Luz e afirmando que o reforço encarnado 'se tornou um pesadelo para Arthur Cabral'.

Diogo Luís, antigo lateral do Benfica e atual comentador da CNN Portugal, também abordou recentemente os primeiros passos de Marcos Leonardo na Luz, estando certo que o brasileiro será "titular mais cedo ou mais tarde".

"Se ele continua a ver que ele tem algo diferente e vê que os outros não têm, o que é que vai acontecer mais tarde ou mais cedo? É ele que vai assumir a titularidade", disse o antigo jogador português.

Com um início fulgurante com a camisola do atual campeão português, espera-se que Marcos Cabral assuma um posição de destaque na frente de ataque encarnada. No entanto, a corrida para a titularidade entre os dois avançados brasileiros promete ser acirrada.

Aursnes: O Norueguês polivalente que cativa os adeptos benfiquistas

Enquanto o foco recai sobre os novos reforços, é impossível ignorar a metamorfose tática operada por Roger Schmidt, destacando-se a adaptação de Aursnes para a lateral.

O norueguês, inicialmente visto como um médio centro, tem surpreendido pela sua versatilidade e inteligência em campo e, em conferência de imprensa, o técnico alemão teceu rasgados elogios ao internacional pela Noruega.

"O Aursnes já não me surpreende, já não me surpreende que possa fazer tantas posições"

"No início foi uma surpresa, mas é um jogador que está sempre disposto a fazer qualquer posição, é muito inteligente. É um jogador muito completo tanto com bola como sem bola, e sabe criar perigo no último terço, é muito bom nessa fase do jogo", observou Schmidt.

Aursnes tornou-se numa peça vital na engrenagem encarnada, combinando eficazmente com jogadores chave como Angel Di María.

"Acho que combina muito bem com Di María, entendem-se bem, e agora aparece em posições onde consegue mostrar que tem um último passe muito bom e até tem estado bem na finalização. É um jogador que tem vindo a evoluir à medida que vai jogando e é muito especial que consiga fazer várias posições", acrescentou.

"Inicialmente vimos que era um jogador mais central, mas tem mostrado qualidade na ala. É muito bom ter um jogador assim no plantel, porque durante os jogos precisamos de várias alternativas para influenciar o jogo de determinada forma ou caso apareçam lesões. Não está totalmente focado numa posição, mas tem estado muito bem a lateral", rematou Roger Schmidt.

A chegada de Marcos Leonardo e a adaptação de Aursnes para uma nova posição não só fortaleceram o plantel do Benfica, mas também criaram desafios táticos e decisões estratégicas para Roger Schmidt.

A competição por um lugar na frente de ataque entre Marcos Leonardo e Arthur Cabral é um ponto focal, enquanto as opções táticas de Schmidt para o meio-campo e defesa continuam a ser alvo de especulação.

Com os reforços de qualidade e a estratégia tática em evolução, o Benfica enfrenta uma nova era repleta de promessas e desafios. À medida que a temporada avança, os adeptos encarnados podem esperar uma equipa mais dinâmica e competitiva, pronta para enfrentar os obstáculos que se avizinham.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?