loading

Sorteio da Libertadores 2024: Data, horário, potes e regras

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2024, está agendado para as 20h00 de Brasília desta segunda-feira, dia 18, e inicia oficialmente a caminhada para o título mais cobiçado do futebol sul-americano.

Sorteio da Libertadores 2024: Data, horário, potes e regras
CONMEBOL

O formato tradicional da competição prevê várias fases, começando pela fase de grupos, seguindo pelos oitavos de final, quartos de final, meias-finais, e culminando na grande final.

Fase de Grupos

A Copa Libertadores 2024 começa com a fase de grupos, na qual as equipas são distribuídas em oito grupos de quatro equipas cada. As equipas jogam entre si em jogos em casa e fora dentro dos seus grupos. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para a próxima fase.

Oitavos de Final

Após a fase de grupos, os dezasseis equipas classificadas disputarão os oitavos de final. Nesta fase, os confrontos serão decididos em jogos em casa e fora, seguindo um formato eliminatório.

Quartos de Final

As oito equipas vencedoras dos oitavos de final avançam para os quartos de final, onde os confrontos continuam a ser disputados a duas mãos.

Meias-Finais

As quatro equipas vencedoras dos quartos de final disputam as meias-finais. Novamente, os confrontos são realizados em dois jogos, um em cada estádio das equipas participantes.

Final

As duas equipas vencedoras das meias-finais enfrentam-se na grande final da prova. A equipa que sair vencedora da partida conquistará o título da Copa Libertadores de 2024.

A cidade de Buenos Aires sediará a final da edição deste ano da competição. Esta será a primeira vez na história que a capital argentina receberá a final única do torneio mais prestigiado do continente sul-americano.

Até agora, as finais únicas da Copa Libertadores foram realizadas em diversas cidades sul-americanas, incluindo Lima (2019), Rio de Janeiro (2019 e 2023), Montevidéu (2021) e Guayaquil (2022).

O estádio que sediará a final ainda não foi anunciado oficialmente, mas a expectativa é que seja escolhido um dos icónicos templos do futebol argentino, como o Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, casa do River Plate, ou o Estádio Alberto J. Armando, conhecido como La Bombonera, do Boca Juniors.

Constituição dos potes para o sorteio

Pote 1
Palmeiras (BRA)
River Plate (ARG)
Flamengo (BRA)
Grêmio (BRA)
Peñarol (URU)
São Paulo (BRA)
LDU Quito (EQU)

Pote 2
Atlético Mineiro (BRA)
Independiente del Valle (EQU)
Libertad (PAR)
Cerro Porteño (PAR)
Estudiantes (ARG)
Barcelona de Guayaquil (EQU)
Bolívar (BOL)
Junior Barranquilla (COL)

Pote 3
San Lorenzo (ARG)
The Strongest (BOL)
Universitario (PER)
Deportivo Táchira (VEN)
Rosario Central (ARG)
Alianza Lima (PER)
Millonarios (COL)
Talleres (ARG)

Pote 4
Caracas (VEN)
Liverpool (URU)
Huachipato (CHI)
Cobresal (CHI)
Botafogo (BRA)
Palestino (CHI)
Nacional (URU)
Colo-Colo (CHI)

O Fluminense assegurou sua participação na Copa Libertadores de 2024 ao conquistar o título na edição de 2023, garantindo assim a participação direta na fase de grupos.

A Copa Libertadores de 2024 promete ser um evento imperdível, destacando o talento, a paixão e o espírito competitivo do futebol sul-americano. Equipas de países como Brasil, Argentina, Uruguai, entre outros, trarão seus estilos únicos e tradições ricas para o campo, garantindo uma competição vibrante e emocionante.

À medida que a competição se desenrola, os adeptos podem esperar confrontos intensos e momentos memoráveis, culminando na emocionante final que coroará a nova campeã sul-americana.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
09-12-2014 · 12:08

Mundial de Clubes: Historial

Futebol365 365
18-12-2011 · 13:20

Mundial de Clubes: Historial

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?