loading

"Lage viu em mim um potencial que Rui Vitória não quis ou não soube aproveitar"

Adel Taarabt abriu o coração numa entrevista ao The National News, detalhando a sua passagem pelo Benfica. A sua experiência no clube lisboeta foi uma montanha-russa emocional, marcada inicialmente por adversidades sob a orientação de Rui Vitória e, posteriormente, por uma redenção sob o comando de Bruno Lage.

"Lage viu em mim um potencial que Rui Vitória não quis ou não soube aproveitar"
SL Benfica

A trajetória de Adel Taarabt no Benfica é uma história de contrastes, marcada por críticas abertas e momentos de redenção. Desde a sua chegada ao clube, o médio marroquino viveu altos e baixos, sendo as suas relações com os treinadores Rui Vitória e Bruno Lage pontos centrais nesta narrativa.

Adel Taarabt nunca escondeu o seu descontentamento com Rui Vitória, criticando-o por várias vezes, tanto em entrevistas quanto em declarações públicas. Em 2016, a sua relegação para a equipa B do Benfica foi o início de uma série de desafios para o jogador, que atribuiu a Rui Vitória a responsabilidade pela sua "situação difícil". Acusou o treinador de não apreciar o seu valor e de não o querer integrar na equipa, além de questionar as suas competências como técnico e pessoa.

Essa tensão persistiu ao longo dos anos, reiterada em 2022 numa entrevista à CNN Portugal, onde Adel Taarabt reafirmou a sua antipatia por Rui Vitória. Afirmou categoricamente que, apesar dos títulos conquistados sob a liderança de Vitória, isso não era indicativo da qualidade do treinador.

Com Bruno Lage como treinador, a carreira de Adel Taarabt no Benfica deu uma volta por cima. O marroquino considera Bruno Lage como uma figura paterna, que o acolheu e o apoiou. Para ele, Lage era um grande treinador e uma pessoa ainda melhor. A fé de Lage no seu potencial permitiu que o agora jogador do Al-Nasr voltasse a ser importante e contribuísse para o sucesso da equipa.

Recentemente, numa entrevista ao The National News, Adel Taarabt detalhou a sua passagem no Benfica e a experiência vivida com os dois treinadores.

"Regressei de Marrocos com oito quilos a mais, algo que já me acontecera em Inglaterra, onde a pré-época servia para corrigir isso. Contudo, no Benfica, a reação foi diferente. Vitória não me utilizou na pré-época, criticando abertamente o meu peso. A sua indiferença era palpável; ele mal me cumprimentava. Perante esta frieza, reagi de igual modo. O presidente, sabendo da situação, não escondeu o seu desagrado. Sugeri que não recebesse mais nada pelo tempo em que tinha excesso de peso.", conta Taarabt, refletindo sobre a difícil relação com o treinador.

"Eu tinha um contrato de cinco anos e disse que podiam pagar os cinco anos. O presidente achou que eu estava errado, mas um bocadinho dele gostava de mim"

A situação só começou a mudar com a chegada de Bruno Lage ao clube. "Lage viu em mim um potencial que Rui Vitória não quis ou não soube aproveitar. O presidente estava disposto a investir numa nova contratação para a minha posição, mas Lage insistiu na minha utilização. Essa confiança deu-me uma nova oportunidade, algo que os adeptos e até eu próprio questionávamos."

Adel Taarabt recorda um momento decisivo dessa época: "Após algum tempo a jogar pela equipa B, recebi a chamada para viajar com a equipa principal. A minha inclusão no jogo contra o Tondela foi um ponto de viragem. Apesar das dúvidas dos adeptos, a minha entrada foi bem recebida, e pude finalmente mostrar a minha qualidade em campo."

"Fiquei muito agradecido ao Lage. Era o seu primeiro grande clube, mas ele arriscou muito por mim"

Este renascimento culminou numa série de vitórias que conduziram o Benfica ao título. "Foi uma reviravolta incrível. Contribuir para a conquista do campeonato após uma fase tão complicada foi extremamente gratificante. Tudo graças à fé que Bruno Lage depositou em mim."

Na presente temporada, a segunda ao serviço do Al Nasr, Adel Taarabt disputou 16 jogos até o momento, tendo apontado cinco golos e assistido para seis.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?