loading

Brasil: Governo convida empresas EUA para modernizar aeroportos

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, António Patriota, disse ontem que as empresas dos Estados Unidos são bem-vindas ao concurso para a modernização de três aeroportos brasileiros.

As declarações do ministro foram feitas ao lado da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, com quem se reuniu quarta-feira, em Washington.

“Estamos a modernizar os nossos aeroportos. Os investimentos norte-americanos são bem-vindos para o aumento da nossa capacidade”, com vista ao campeonato mundial de futebol de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.

O anúncio do concurso para fazer obras nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e de Brasília, foi feito na terça-feira.

Além dos investimentos, o encontro entre os dirigentes do Brasil e dos Estados Unidos abordou também a cooperação nas áreas de educação, comércio e desenvolvimento. “Reunimos-nos como parceiros, como duas das maiores democracias do Hemisfério Ocidental e como as suas duas maiores economias”, afirmou Clinton.

Em relação ao comércio bilateral, Patriota expressou a preocupação com o défice comercial brasileiro, mas elogiou a diversidade das trocas comerciais.

Segundo Patriota, as exportações para a China – principal parceiro comercial do Brasil – são concentradas em poucos produtos, como minério de ferro, soja e petróleo. Ao contrário, comparou, “com os Estados Unidos não temos o mesmo problema. Há uma base mais diversificada, e nós gostaríamos de continuar a exportar aviões, carne e outros produtos”.

Já Hillary Clinton afirmou que a relação com o Brasil nos âmbitos comercial e de investimentos é “uma grande prioridade do governo Obama”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?