loading

Euro2012: Gdansk propõe-se para museu da competição

A cidade portuária de Gdansk, na Polónia, propõe-se a “museu” do campeonato da Europa de futebol de 2012, que vai ser organizado conjuntamente com a Ucrânia.

Com um contador decrescente que, quando começou a apresentação, informava que faltavam 365 dias e 19 minutos para o primeiro jogo na cidade, o presidente da câmara local, Pavel Adamowicz, apresentou Gdansk como o “museu do campeonato”, justificando este anúncio com a diversidade de construções existentes “feitas de várias nacionalidades”.

O ''mayor'' da cidade polaca frisou: “Garanto que todas as equipas que jogarem em Gdansk vão ficar satisfeitas”. Acrescentou ainda que a localidade dispõe de “cidade, lago, floresta e praia”, sintetizando: “Temos tudo”.

A cidade, banhada pelo Báltico e que conta 456 mil habitantes, foi o berço de Gabriel Daniel Fahrenheit, inventor do termómetro de mercúrio, Gunter Grass, prémio Nobel da literatura em 1999, e Lech Walesa, prémio Nobel da paz em 1983 e ex-presidente da Polónia.

Agora, para a competição, a estrela vai ser outra: O Estádio Municipal de Gdansk. O recinto, com 40 mil cadeiras em três tons de verde, custou 220 milhões de euros e, segundo a organização local, está 99 por cento concluída e será “a mais bonita arena do torneio”.

Este palco, em tudo semelhante ao Allianz Arena de Munique – com quem partilha também os autores do projeto –, mas com o exterior dourado, vai ser a “casa” do KS Lechia Gdansk, já na temporada de 2011/2012.

A sua antiga morada recebe esta noite o jogo particular entre a seleção polaca e a França, que chegou a estar agendado para a nova arena. Alguns atrasos, explicados por dois invernos muito rigorosos, levaram a que o recinto ainda esteja a ser alvo das obras de acabamento.

Além do estádio, Gdansk está a investir, tal como todas as outras cidades anfitriãs, na construção e reabilitação de estradas, linhas ferroviárias e aeroporto, e vai contar ainda com uma “fan zone” com capacidade para 30 mil adeptos.

Os 31 jogos do campeonato da Europa de futebol de 2012 vão ser disputados em oito estádios, quatro em cada um dos anfitriões. A final vai ser disputada no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, a 01 de julho.

O Estádio Municipal de Gdansk vai receber três jogos para o grupo C do Euro2012, a 10, 14 e 18 de junho. Depois, vai acolher um dos jogos dos quartos de final, a 22.

No final da apresentação faltavam 364 dias, 23 horas e 35 minutos para o primeiro jogo da competição em Gdansk.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?