loading

Basquetebol: Época da NBA começa finalmente

A atribulada época de 2011/2012 da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) arranca finalmente no dia de Natal, num formato ligeiramente mais reduzido e em versão de “sprint” num percurso de maratona.

Basquetebol: Época da NBA começa finalmente

O desentendimento entre patrões e jogadores para um novo contrato colectivo de trabalho forçou um congelamento de quatro meses e quase comprometeu toda a época, que foi agora ajustada dos normais 82 jogos para 66 na fase regular.

O «lockout» chegou mesmo à barra dos tribunais, com os jogadores a reclamarem uma indemnização na ordem dos 4,4 mil milhões de dólares (o triplo estimado dos salários totais para a temporada), mas as duas partes acabaram por selar um acordo que já poucos esperavam.

Foi celebrado um novo contrato colectivo para os próximos 10 anos, com os patrões a cederem num dos pontos mais sensíveis: a repartição de receitas, que foi fixada, em traços gerais, nos 50/50.

No plano desportivo, muitas apostas focam-se nos Dallas Mavericks, os campeões improváveis que contrariaram o anunciado favoritismo dos Miami «Big Three» Heat, com o trio de estrelas formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Comparativamente ao ano passado, os Mavericks perderam alguns elementos, como o porto-riquenho J. J. Barea, Tyson Chandler, «resgatado» pelos New York Knicks, apostados em reanimar um passado de sucessos, e o sérvio Predrag Stojakovic, forçado a reformar-se, com 34 anos, devido a persistentes problemas físicos.

Em contrapartida, e embora não tenha ainda encerrado o primeiro período de transferências, os «Mavs», que continuam a contar com dois dos principais pilares do título, o alemão Dirk Nowitzki e Jason Kidd, contrataram Lamar Odom (Los Angeles Lakers), eleito o melhor sexto jogador em 2011, e Vince Carter (Phoenix Suns).

Ainda pela «zona» Oeste, os tradicionais, e crónicos, favoritos San Antonio Spurs avançam, para já, com uma equipa envelhecida, que se arrisca claudicar com o calendário bastante exigente.

Antonio McDyess acaba de retirar-se, aos 37 anos, mas os texanos mantêm nas fileiras Tim Duncan, que celebrará o 36.º aniversário em 2012, Manu Ginobili (34) e Tony Parker (29).

Ainda na «facção» Oeste, os Los Angeles Lakers, com os habituais Kobe Bryant e Paul Gasol, continuam a ser tradicionais candidatos, tal como no Este os eternos rivais Boston Celtics, que também podem acusar o desgaste desta temporada pela veterania do plantel.

Mas este ano a concorrência a Oeste alarga-se, principalmente ao segundo emblema de Los Angeles, os Clippers, que prometem intrometer-se entre os melhores depois das aquisições de dois dos melhores bases da competição, Chris Paul e Chauncey Billups.

Apesar da decepção na final de 2011, os Heat voltam a reclamar nova candidatura, um estatuto que os New York Knicks querem recuperar, depois de uma longa travessia no deserto.

Os nova-iorquinos perderam Billups para os Clippers, mas colmataram a saída do base com a aquisição de Baron Davis, assegurando também a contratação do poste Tysion Chandler, um dos campeões de Dallas.

Nestes últimos dias poderá ainda haver grandes agitações no mercado. A maior incógnita continua a ser Dwight Howard, considerado o melhor poste da NBA depois de Shaquille O´Neal e que já manifestou vontade de deixar os Orlando Magic.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?