loading

UEFA: 2010 mostra «buraco» de 1,6 mil milhões de euros para 650 clubes

Os 650 clubes das primeiras divisões europeias de futebol registaram um défice de 1,6 mil milhões de euros em 2010, segundo a avaliação apresentada hoje pela UEFA.

UEFA: 2010 mostra «buraco» de 1,6 mil milhões de euros para 650 clubes

Em 2009, as perdas fixaram-se em 1,2 mil milhões, um pouco menos do que no ano seguinte, e as expectativas apontam para desequilíbrios superiores em 2011, o que motiva o alerta do secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino.

“Esta tendência tem de ser invertida muito rapidamente”, avisou o dirigente do organismo europeu, apontando para as duras regras do “fair play” financeiro, que começam a ser contabilizadas a partir da época de 2013/2014.

A partir dessa temporada, o somatório com as duas épocas anteriores não pode registar despesas superiores às receitas, sob o risco de a UEFA não emitir licenças para a presença nas competições europeias.

Nas contas de 2010, ainda não vinculativas para os futuros procedimentos, mais de metade dos 650 clubes (56 por cento) registaram perdas, que não foram atenuadas pelo aumento das receitas.

No total, os clubes avaliados somam 8,4 mil milhões de euros em dívidas, apesar do encaixe de quase 13 mil milhões de euros, na esmagadora maioria dos clubes dos principais campeonatos europeus.

Mesmo assim, se o “fair play” financeiro estivesse já em vigor, apenas 13 dos 650 clubes avaliados não mereceriam a licença da UEFA.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?