loading

FIFA aprova, para já, as duas tecnologias de golo em estudo

O International Board, que rege as leis do futebol, aprovou, por unanimidade, o recurso à tecnologia da linha de golo, decisão histórica que dá um primeiro aval da FIFA aos dois sistemas que estavam a ser testados.

FIFA aprova, para já, as duas tecnologias de golo em estudo

Segundo o comunicado da FIFA, o Olho de Falcão, tecnologia por vídeo já usada no ténis, e o GoalRef, sistema que recorre a um “chip” na bola, mereceram a aprovação inicial do International Board.

“Esta aprovação está sujeita ainda aos testes a realizar nos estádios, antes dos sistemas poderem ser usados realmente nos jogos, de acordo com o programa de qualidade da FIFA para a tecnologia de golo”, explica o organismo.

Os fabricantes do Olho de Falcão e o GoalRef vão ainda passar por uma série de testes laboratoriais e no terreno para depois poderem solicitar uma licença à FIFA.

No comunicado de hoje, a FIFA esclarece que estas novas tecnologias só poderão ser usadas para a linha de golo ''e não em outras áreas do jogo”.

A tecnologia da linha de golo será usada em determinados torneios, começando já em dezembro no Mundial de clubes, na Taça das Confederações de 2013 e também no Mundial de futebol de 2014, estas últimas duas competições a disputar no Brasil.

O mesmo organismo, que rege as leis do jogo e é presidido pelo líder da FIFA, Joseph Blatter, também aprovou por unanimidade o recurso a cinco árbitros, depois de dois anos experimentais coordenados pela UEFA, na Liga dos Campeões, Liga Europa e Euro2012, e Confederação Asiática de Futebol, na Taça Presidente.

Algumas competições no Brasil, França, Marrocos e Qatar serviram também para testar, nestes últimos dois anos, o recurso a dois árbitros de baliza.

“Foi mais uma decisão unânime que teve em conta o apoio que [os árbitros de baliza] podem dar nos jogos”, frisa o comunicado da FIFA.

Foi também provado, novamente por unanimidade, a utilização, ainda que temporária, do hijab (lenço) islâmico, uma decisão que será reavaliada na reunião do International Board de 2014.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?