loading

Liga portuguesa pode escolher entre o Olho de Falcão ou o GoalRef - FIFA

A Liga Portuguesa de Futebol poderá escolher entre um dos dois sistemas de tecnologia de golo aprovados hoje pelo International Board, esclareceu a FIFA à agência Lusa.

Liga portuguesa pode escolher entre o Olho de Falcão ou o GoalRef - FIFA

Fonte do organismo explicou que o Olho de Falcão, tecnologia por vídeo já usada no ténis, e o GoalRef, sistema que recorre a um “chip” na bola, são duas tecnologias que “passam a ser opção para todas as ligas do Mundo”.

A mesma fonte acrescentou que a FIFA testará o Olho de Falcão e o GoalRef em simultâneo no próximo Mundial de clubes, em dezembro, no Japão, para depois optar que sistema utilizará na Taça das Confederações de 2013 e Mundial de 2014, ambos no Brasil.

O International Board aprovou hoje, por unanimidade, o recurso à tecnologia da linha de golo no futebol e os dois sistemas que estavam em estudo desde agosto de 2011.

No comunicado que publicou a anunciar esta decisão do International Board, a FIFA esclareceu que estas tecnologias só poderão ser usadas para a linha de golo ''e não em outras áreas do jogo”.

O mesmo organismo, que rege as leis do jogo e é presidido pelo líder da FIFA, Joseph Blatter, também aprovou por unanimidade o recurso a cinco árbitros, depois de dois anos experimentais coordenados pela UEFA, na Liga dos Campeões, Liga Europa e Euro2012, e Confederação Asiática de Futebol, na Taça Presidente.

“Foi mais uma decisão unânime que teve em conta o apoio que [os árbitros de baliza] podem dar nos jogos”, frisou o comunicado da FIFA.

Foi também provado, novamente por unanimidade, a utilização, ainda que temporária, do hijab (lenço) islâmico, uma decisão que será reavaliada na reunião do International Board de 2014.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?