loading

International Board testa sistemas de deteção de golo

O International Board, organismo que regula as regras do futebol, dará em maio novo passo na luta contra os golos “fantasma”, ao testar em quatro jogos dois sistemas para detetarem se a bola atravessou ou não o risco de baliza.

International Board testa sistemas de deteção de golo

Um dos jogos testados por um sistema desenvolvido pela empresa Hawk-Eye vai ser a final do “Hampshire FA Sénior Cup”, que se disputará no próximo dia 16 de maio, no estádio de St. Mary, na localidade inglesa de Southampton.

Por outro lado, a empresa GoalRef, a outra companhia que o International Board autorizou a participar na segunda fase dos testes, experimentará o seu sistema em dois jogos da Liga dinamarquesa, ou apenas em um, e noutro de caráter particular, a nível internacional.

Estes testes culminarão o processo de avaliação dos testes levados a efeito pelas duas empresas acima citadas e serão submetidos ao parecer do Laboratório Federal Suíço de Materiais, Ciência e Tecnologia (EMPA), processo esse que se desenvolverá em quatro etapas.

Na primeira, os técnicos da EMPA deslocar-se-ão a um estádio escolhido por cada uma das empresas para fazer a demonstração do rigor e fiabilidade do sistema, primeiro através de remates a uma baliza vazia, depois com um guarda-redes, e contra uma parede.

Numa segunda etapa, os dois sistemas serão testados em sessões diferentes de treino, nas quais são colocados de forma progressiva o número de jogadores junto à baliza. A terceira desenrolar-se-á nas instalações da EMPA, onde se recriarão diversas condições ambientais, como chuva, humidade, calor, neblina, tal como se testará o efeito da proximidade de telefones móveis e dos campos magnéticos suscetíveis de causar distorções.

Provas que culminarão com a utilização dos dois sistemas nos dois jogos já mencionados e que servirão para redigir o relatório final que sustentará a decisão definitiva que o International Board irá tomar no próximo dia 02 de julho, em Kiev, sobre o uso ou não dos sistemas de deteção de golo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?