loading

FC Porto «passeia» em Guimarães com «hat-trick» de Jackson Martinez

Jackson Martinez, com um ''hat-trick'', foi hoje a figura da goleada do FC Porto, em Guimarães (4-0), na 17.ª jornada da I Liga de futebol, jogo que ficou ainda marcado pela estreia de Liedson nos portistas.

FC Porto «passeia» em Guimarães com «hat-trick» de Jackson Martinez

O FC Porto repetiu o resultado da primeira volta e Jackson também voltou a marcar, na segunda jornada apenas uma vez, hoje por três ocasiões.

O ponta-de-lança colombiano mostrou uma vez mais as suas credenciais e já leva 18 golos marcados no campeonato (é o melhor marcador), como que avisando Liedson que não será fácil acumular muitos minutos.

O antigo goleador do Sporting voltou ao campeonato português quase dois anos depois do último jogo realizado pelos “leões” (a 06 de fevereiro de 2011, na receção à Naval 1.º de Maio).

O FC Porto fez uma excelente exibição e justificou por completo o triunfo, tendo ainda desperdiçou mais três ou quatro situações claras de golo. O Vitória foi uma presa fácil para uma equipa mais experiente e madura, características a que aliou maiores índices de agressividade e intensidade e muita qualidade na posse de bola.

A história dos golos começou aos 14 minutos quando Douglas se opôs com uma grande defesa a um remate forte de Varela.

Na sequência do canto, Mangala subiu mais alto do que toda a defesa vitoriana e cabeceou sem hipóteses de defesa para o guarda-redes brasileiro (15).

Logo a seguir, isolado por um grande passe de Izmailov, Jackson Martinez rematou cruzado, mas Douglas evitou o segundo golo portista com a perna (19).

O FC Porto dominava a partida, perante um Vitória demasiado encolhido e passivo nas marcações e inofensivo no ataque.

Os portistas chegaram ao segundo golo novamente após a marcação de um pontapé de canto (que parece não existir) cobrado por João Moutinho, tendo desta vez surgido Jackson Martinez, sem oposição, a não perdoar (37).

A equipa da casa deu um ar da sua graça nos últimos minutos da primeira parte e Barrientos obrigou Helton a defesa atenta.

Na segunda parte, o Vitória voltou a dar sinais de querer inverter a situação, mas foi o FC Porto a marcar novamente e a ''matar'' o jogo: grande passe de Fernando a isolar Jackson Martinez que, com muita frieza, rematou rasteiro à saída de Douglas (55).

O ponta-de-lança ainda marcaria o quarto golo, o terceiro da sua conta pessoal, culminando de cabeça um excelente centro de Varela (73).

Três minutos depois, lugar para uma substituição que mais parecia do Sporting, mas não: João Moutinho saiu para a entrada de Liedson.

O internacional português acusou natural falta de ritmo, pois não competia há várias semanas, mas não dispôs de nenhuma ocasião para marcar.

Programa da jornada

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013
Rio Ave - Sporting, 2 - 1
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 4

Domingo, 3 de Fevereiro de 2013
Olhanense - Académica, 0 - 0
Nacional - Moreirense, 1 - 2
Gil Vicente - Marítimo, 4 - 2
Beira-Mar - Sp. Braga, 3 - 3
Benfica - V. Setúbal, 3 - 0

Terça-feira, 5 de Fevereiro de 2013
Paços Ferreira - Estoril, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?