loading

CAN 2013: Presidente de Cabo Verde condecorou «Tubarões Azuis»

O presidente de Cabo Verde condecorou hoje a seleção nacional de futebol e aproveitou o momento para pedir ao presidente da federação e ao capitão Nando que permaneçam na equipa, pelo menos ''até fechar o ciclo''.

CAN 2013: Presidente de Cabo Verde condecorou «Tubarões Azuis»

Jorge Carlos Fonseca atribuiu a medalha de Segundo Grau da Ordem de Mérito aos jogadores, equipa técnica e até aos jornalistas e repórteres de imagem que acompanharam a seleção cabo-verdiana de futebol durante a Taça das Nações Africana (CAN) de 2013, que ainda decorre na África do Sul.

Já o selecionador Lúcio Antunes e o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, receberam a medalha do primeiro grau da Ordem do Dragoeiro pelo ''serviço prestado ao desporto cabo-verdiano e à Nação, ao levarem Cabo Verde pela primeira vez'' à maior competição de futebol em África.

''É um gesto de reconhecimento pelas conquistas que conseguimos na África do Sul. É justo e sobretudo conforta-nos bastante, porque, cada vez que o nosso trabalho é reconhecido naturalmente, ficamos satisfeitos'', disse Mário Semedo.

Jorge Carlos Fonseca sustentou que, pelo trabalho feito, ''os Tubarões Azuis'' fizeram o país ''conhecido no mundo'', mostrando a ''imagem de união, de solidariedade e de espírito de luta que caracteriza o povo'' cabo-verdiano.

A condecoração foi um momento para o capitão Nando, 34 anos, explicar ao presidente que irá deixar a seleção de futebol, após 12 na equipa nacional, e Mário Semedo também aproveitou para anunciar que, após 15 anos à frente da instituição, deixa este ano o comando da federação.

Logo a seguir, na sua intervenção, Jorge Carlos Fonseca aproveitou a oportunidade para pedir aos dois que continuem na seleção, já que, no seu entender, ''é preciso fechar o ciclo num momento que o país terá ainda que lutar pela qualificação para no Mundial2014'', a disputar no Brasil.

Jorge Carlos Fonseca, aliás, reconheceu que Cabo Verde poderá ter dificuldades em apurar-se, uma vez que a equipa nacional já perdeu os dois primeiros jogos, um em casa, com a Tunísia, e outro for, com a Serra Leoa, ambos por 2-1, e é o último classificado do seu grupo.

''Não prometemos que iremos ganhar o Mundial, mas sei que não é impossível a nossa participação e acredito que, com o empenho e determinação desta equipa, pode chegar ao Mundial e fazer bonito no Brasil'', sublinhou.

Em resposta, tanto Nando como Mário Semedo prometeram ponderar.

''Nunca esperei que algum dia o presidente da República me fosse pedir para continuar na seleção. Vou conversar com a minha família e vou pensar bem. Acho que é o momento certo para sair, para dar lugar à malta mais nova. Mas agora vou pensar'', disse Nando.

Mário Semedo, presidente da FCF desde de 1998, termina o seu mandato este ano e prometeu também pensar no assunto. ''Depois falarei nisso'', respondeu.

Antes da condecoração, os ''Tubarões Azuis'' receberam da mão da ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, o cheque de cinco mil contos (cerca de 45,3 mil contos) referentes aos prémios de jogo prometidos pelo primeiro-ministro José Maria Neves.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?