loading

Paços de Ferreira e Penafiel deram sangue em ação de solidariedade

Elementos das equipas de futebol de Paços de Ferreira e Penafiel deram hoje sangue, no âmbito da campanha ''Vamos Ajudar - Registo de Dadores de Medula Óssea'', realizada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel.

Paços de Ferreira e Penafiel deram sangue em ação de solidariedade

''Temos de estar sensíveis a este tipo de problemas e sempre disponíveis a ajudar quem mais precisa. Não custou nada e foi bem menos sofrido do que a vitória de ontem [segunda-feira] em Braga [3-2, que permitiu ao Paços de Ferreira reforçar o terceiro lugar na I Liga]'', explicou o técnico pacense, Paulo Fonseca.

Além de Paulo Fonseca, o Paços de Ferreira, terceiro classificado da I Liga de futebol, esteve representado pelo ''capitão'' de equipa, Filipe Anunciação, e ainda por Tiago Valente, Jaime Poulsen e Vítor, enquanto o Penafiel, nono da II Liga, fez-se representar por todo o plantel e equipa técnica.

''A iniciativa foi apresentada ao nosso médico e direção e todos disseram que sim'', justificou Zé Nando, diretor desportivo do Penafiel.

Esta ação, realizada em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, visou a captação de novos dadores de medula óssea, chamando a atenção da comunidade para um problema nacional, que, anualmente, apresenta cerca de 1.000 novos casos de leucemia.

''O mediatismo dos atletas pode servir exemplo à população para uma iniciativa de interesse público e cujo interesse fundamental é defender a vida humana'', disse o presidente do Concelho de Administração do CHTS, José Luís Catarino.

O administrador hospitalar elogiou a ''consciência cívica'' da população e revelou que ''a iniciativa foi um êxito'', superando a centena e meia de doações, recomendada a pessoas entre os 18 e os 45 anos.

Os interessados em participar tinham de preencher uma ficha de inscrição, antes de efetuarem a colheita de sangue, e os dados recolhidos ficam registados numa base de dados.

A campanha ''Vamos Ajudar - Registo de Dadores de Medula Óssea'' realizou-se durante a manhã numa das salas do CHTS, um equipamento constituído pela unidade de Penafiel e de Amarante e que serve uma população de 12 concelhos, o equivalente a cerca de 530 mil habitantes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?