loading

Competições Europeias: Benfica e FC Porto podem chegar às fases finais

Na próxima semana, FC Porto e Benfica entrarão em campo para confirmar a passagem de mais uma eliminatória europeia. Quarta-feira, na Liga dos Campeões, os dragões visitam o La Rosaleda para defrontar o local Málaga, depois de uma vitória magra no Estádio do Dragão (1-0). Na Liga Europa, as águias deslocam-se, quinta-feira, ao reduto do Bordéus, tentando também mostrar que a exibição morna do Estádio da Luz, assim o foi, porque a equipa assim o quis (1-0).

Competições Europeias: Benfica e FC Porto podem chegar às fases finais

Depois de observar o FC Porto-Málaga, pareceu-me demasiado evidente que os portugueses possuem outro tipo de estofo e outro tipo de qualidade, quando comparados com os espanhóis. A equipa de Vítor Pereira apresenta um quarteto defensivo mais coeso, uma linha intermédia experiente e um ataque rápido e matador. Já os andaluzes, a meu ver, deixam algo a desejar no meio-campo, onde só Toulalan defende com qualidade. Falta pressão e ritmo. Sem bola, o Málaga é uma equipa inofensiva, ainda mais quando o esférico não chega aos pés de Isco, estrela maior da turma de Manuel Pellegrini.

No Estádio do Dragão, o FC Porto realizou, talvez, a melhor partida da temporada. O resultado magro (1-0) é totalmente enganador. O conjunto da casa começou pressionante, forte, personalizado e o golo de João Moutinho, aos 56 minutos, veio tarde demais para o que foi construído antes. Além disso, é de conhecimento público, o Málaga atravessa um mau momento. Internamente não triunfa há duas jornadas e tem o quarto posto em risco. Com maior ou menos dificuldade, estou em crer que os bicampeões nacionais serão bem-sucedidos no La Rosaleda.

Já o Benfica parece-me ter feito o quanto baste frente ao Bordéus. A equipa francesa não possui, nem de perto nem de longe, qualidade para ombrear com os encarnados. Muitos criticaram, e com razão, a tímida exibição de quinta-feira (1-0), mas penso, e posso estar enganado, que foi premeditada. Jorge Jesus aprendeu com os erros de outros tempos e já não vai ao prato de sopa com a mesma sofreguidão. As águias sabem pausar o jogo e jogar feio, se assim for necessário. Além disso, frente ao Bordéus, foram incluídos elementos menos rodados como Roderick Miranda, André Almeida e Carlos Martins.

Neste contexto, e olhando para as equipas em prova, parece-me evidente que existe a possibilidade de FC Porto e Benfica poderem ir longe nas competições europeias, sendo que o destino dos primeiros dependerá mais da sorte do que o dos segundos. Sendo ‘sorteio puro’ nos quartos-de-final, Vítor Pereira ficará numa alhada se encontrar Real Madrid, Bayern Munique ou Barcelona (caso os catalães ultrapassem o AC Milan). De resto, seja qual for o adversário, o apuramento para as meias-finais continuará perfeitamente em questão.

Já os encarnados têm tudo para ir o mais longe possível na Liga Europa e, quem sabe, triunfar. No intervalo dos oitavos-de-final, Inter de Milão e Zenit estão praticamente afastados. De resto, e caso a minha previsão se confirme, o Benfica terá apenas que se preocupar com Tottenham e Chelsea. Tudo o resto, não tenho dúvidas, pode ser perfeitamente ultrapassado pelo Benfica. Resta saber como Jorge Jesus irá resolver o dilema Liga Zon Sagres-Liga Europa e se a ânsia de ganhar as duas competições resultará numa mão cheia de… nada.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?