loading

PS quer ouvir Autoridade da Concorrência, PT, ZON e SportTV por monopólio

O grupo parlamentar do PS pediu hoje a audição em comissão parlamentar de representantes da Autoridade da Concorrência, das empresas PT e ZON e da Sportinveste, detentora dos canais codificados SportTV, sobre o alegado monopólio no futebol.

PS quer ouvir Autoridade da Concorrência, PT, ZON e SportTV por monopólio

Segundo o requerimento ao presidente da Comissão para a Ética, Cidadania e Comunicação, o social-democrata Mendes Bota, as notícias ''de um acordo entre a ZON e a PT no sentido de a segunda adquirir uma participação de 25 por cento da SportTV à primeira'' prefiguram um ''claro abuso de posição dominante''.

''De entre as cláusulas estipuladas, ficou expressamente definida a impossibilidade de transmissão de qualquer conteúdo que conflitue ou concorra com a SportTV por parte das duas empresas que, atualmente, detêm em conjunto mais de 90 por cento do mercado de distribuição de televisão por cabo'', lê-se, com referência às operadoras ZON (TV Cabo) e MEO.

Os parlamentares do PS citam mesmo a recente ''queixa apresentada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional à Autoridade da Concorrência'' e também ''um parecer subscrito pelo atual ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro''.

''Torna-se indispensável compreender os contornos desta negociação bem como o propósito inerente à lógica tentacular que a SportTV pretende impor e com a qual ZON e PT parecem concordar, fazendo-nos duvidar se o ‘futebolês' tomou definitivamente conta do léxico e das orientações estratégicas dos senhores administradores destas empresas'', lê-se ainda.

Por exemplo, a BenficaTV, canal por cabo dos ''encarnados'' detém os direitos televisivos sobre a Primeira Liga inglesa de futebol (2013-16) e os jogos caseiros do Benfica no campeonato português, entre outros, algo que poderia ser considerado ''confituante ou concorrente'' com a programação da SportTV.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?