loading

UEFA alarga testes sanguíneos a todas as competições em 2013/14

A UEFA anunciou hoje, na sequência da decisão do Comité Executivo em maio, a introdução, a partir de 2013/2014, dos testes sanguíneos no controlo antidopagem a todas as competições tuteladas pelo organismo.

UEFA alarga testes sanguíneos a todas as competições em 2013/14

O organismo responsável pelo futebol europeu apenas realizou tais controlos nos Europeus de 2008 e 2012 e agora os mesmos terão lugar também nas provas de clubes: Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia.

Os testes vão ter lugar tanto dentro como fora das competições, sendo que num controlo antidopagem pode ser pedido aos futebolistas uma amostra de urina, de sangue ou ambas, e as novas normas já foram comunicadas aos clubes.

No processo foi ainda incluída uma cláusula que prevê o controlo individual, caso jogadores ou equipas tenham cometido violações na divulgação do paradeiro, num controlo fora de competição, e cheguem a uma fase que obrigue a testes nominais.

A UEFA informou ainda, no seu sítio oficial, que em 2012/13 efetuaram-se 1.374 controlos na “Champions” e Liga Europa, e que não se registaram casos positivos, sendo que muitos deles, segundo o organismo, serviram para despistar o uso de EPO.

Em outras competições, com a época ainda a decorrer, o organismo promoveu até ao momento 407 controlos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?