loading

ESPECIAL: Nuno Gomes completa hoje 37 anos e procura novo clube

A idade não perdoa. Outrora uma das inquestionáveis referências atacantes do futebol português, Nuno Gomes já não possui a mesma desenvoltura. De qualquer forma, numa altura em que é jogador livre, continua a possuir alguns interessados na sua contratação. Falta escolher. Acompanhe o Futebol 365 numa concisa viagem pela carreira do ex-internacional luso.

ESPECIAL: Nuno Gomes completa hoje 37 anos e procura novo clube

Nascido em Amarante, Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro (sim, o Gomes não faz parte do seu Bilhete de Identidade, mas é usado para homenagear o seu ídolo de infância, o bi-Bota de Ouro Fernando Gomes), começou a dar nas vistas nos escalões de formação do Boavista. Dos sub-15 aos sub-19, cumpriu todas as etapas, até chegar à equipa principal, em 1994-95.

Aí, ficou apenas três anos, pois o Benfica, clube que ficaria para sempre ligado ao seu historial, captou-o sem cerimónias. Foi fundamental durante três temporadas, até experimentar a Série A com a camisola da Fiorentina. Assim foi, entre 2000 e 2002, para regressar ao Estádio da Luz novamente, findo esse período.

Na segunda vida de águia ao peito, Nuno Gomes viveu nove longas épocas, onde foi campeão nacional por duas vezes: primeiro com Trapattoni, depois com Jorge Jesus. Com a seleção nacional, quase levava o Euro-2004 a jogar em casa, mas a Grécia atravessou-se no caminho da decidida armada de Luiz Felipe Scolari.

Em 2011-12, já com 35 anos, a solução foi o Sp. Braga. Na equipa de António Salvador, contabilizando a Liga Zon Sagres, apontou seis golos em 20 partidas disputadas. Depois, o Blackburn Rovers. Na formação inglesa começou com alguns tentos, mas perdeu preponderância paulatinamente. Numa época em que o regresso à Premier League era o objetivo, os Rovers tiveram bastantes dificuldades para se manterem no Championship.

Aos 37 anos, e depois de uma carreira com muito para contar, Nuno Gomes ainda não se decidiu sobre o seu futuro. Os adeptos, tenho a certeza, esperam que continue a fazer o que melhor sabe: jogar futebol. Com certeza, ainda existirão muitos golos para festejar.

«Ainda não sei o que vou fazer na próxima época. Já não sou jogador do Blackburn Rovers, mas neste momento não tenho nada em carteira. A minha ideia é continuar a jogar futebol, portanto, depende do que me possa aparecer. Durante as próximas semanas vou pensar no que vou fazer», salientou, depois de se ter tornado um jogador livre.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?