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Empresa portuguesa convence UEFA para logótipo do Euro-2016

Uma “overdose de inspirações” dos criativos da Brandia Central convenceu a “exigente” UEFA, que voltou a escolher uma criação da empresa portuguesa para o logótipo do Europeu de futebol de 2016, depois da marca para o Euro2012.

Empresa portuguesa convence UEFA para logótipo do Euro-2016

Com uma analogia aos três “efes” nacionais: futebol, fado e Fátima, a empresa de branding sintetizou a ideia para o projeto, que desenvolveu durante cerca de 12 meses, em outros tantos “efes”: futebol, festa e França.

“Foi uma overdose de inspirações. Havia tanta coisa interessante que se podia fazer para desenvolver o projeto que o difícil foi fazer o filtro e ir afastando hipóteses, estudando umas e deixando cair outras, para chegar a um conceito forte para desenvolver”, explicou à agência Lusa Miguel Viana, responsável criativo da Brandia Central.

Depois de ter sido autora da imagem do Europeu de 2012, organizado conjuntamente pela Polónia e Ucrânia, a Brandia Central venceu novamente o concurso, entre um conjunto restrito de empresas nomeadas pela UEFA, para escolher o parceiro responsável pela marca para o campeonato da Europa de 2016, que será realizado na França.

“Mais difícil que ser campeão uma vez, é ser campeão duas vezes. Este outro projeto foi um desafio enorme, com a dificuldade acrescida de se tratar do maior Europeu de sempre, com 24 equipas”, frisou Miguel Viana, acrescentando que a França se trata de um país dos “mais importantes” do centro da Europa, com grande tradição no futebol, tendo também organizado o Europeu1984 e o Mundial1998.

O convite para participar no novo concurso para atribuição da imagem de tudo o que diga respeito ao Europeu2016 surgiu da “relação ótima” que a empresa tem com o organismo que gere o futebol na Europa e em função do trabalho desenvolvido em 2012.

“Esse projeto correu tão bem que se tornou num ‘case study’ a nível de marketing desportivo de eventos internacionais. Por isso, foi com alguma naturalidade que quando a UEFA teve um novo torneio nos convidou para fazer parte desse novo concurso”, explicou.

Miguel Viana qualifica a UEFA como um cliente “muito profissional e exigente”, mas considera que não foi difícil trabalhar com o organismo que está tão habituado a desenvolver projetos “de grande escala e dimensão”, reconhecendo, antes pelo contrário, que são os “desafios difíceis de atingir” que dão “mais alento” à equipa.

Depois de encontrado o elemento de inspiração em que todo o projeto se iria desenvolver – a cultura francesa – foi tempo de meter mãos à obra: “tal como houve outras artes se desenvolveram em França, porque não o futebol se consagrar no palco mais adequado de sempre”, questiona Miguel Viana.

A Brandia Central contou ainda com o apoio das empresas Nebula e Homem Bala (estúdios de animação e pós-produção) para a produção do filme de apresentação do torneio, que Miguel Viana considera como “uma analogia à arte”.

“A arte, de alguma forma, vem dos princípios do caos. Há elementos separados, depois o artista faz uma conjugação dos diferentes elementos e dá origem a uma solução criativa. De alguma forma, esta identidade, este logótipo e todo o princípio da marca está assente nisso”, descreveu.

Miguel Viana espera que a criatividade possa proporcionar “melhores momentos” e, com isso, “influenciar o próprio futebol que vai ser praticado no campeonato da Europa”.

“No fundo é uma mensagem para jogadores e treinadores que o que se pretende é criatividade, entusiasmo e alegria no próprio estádio”, apontou Miguel Viana, adiantando que a Brandia Central ainda “tem muito trabalho pela frente” até ao dia do início do campeonato.

O logótipo, com o azul, o branco e o vermelho da bandeira gaulesa a colorirem a Taça Henry Delaunay, junta elementos de futebol a movimentos artísticos, num estilo contemporâneo e arrojado, de acordo com a descrição da própria UEFA.

“As balizas foram substituídas por arcos do Triunfo para ir buscar o ícone francês e ‘afrancesar’ o Europeu, envolvendo um relvado num desenho exclusivo de adeptos, que são tão fãs que os cachecóis se confundem com mãos”, exemplificou.

O responsável criativo reafirmou ter-se tratado de um “trabalho árduo” que será aplicado “a todos os materiais que se possam imaginar”, mas o objetivo é que este seja “o melhor europeu de sempre”.

A 15ª edição do Campeonato da Europa de futebol vai ser disputada em dez cidades francesas entre 10 de junho e 10 de julho de 2016.

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