loading

Europeu Sub-19: Portugal mostrou argumentos, mas falhou na pontaria

A seleção sub-19 de Portugal falhou hoje a oportunidade de disputar a final do Europeu da categoria, “vergada” no desempate por penáltis pela Sérvia (3-2), após 120 minutos em que mostrou melhor futebol do que o adversário.

Europeu Sub-19: Portugal mostrou argumentos, mas falhou na pontaria

A “roleta” dos pontapés da marca de grande penalidade não foi favorável à equipa comandada por Emílio Peixe, que, apesar de momentos menos bons durante a partida (que terminou empatada 2-2), chegou a mostrar argumentos suficientes para chegar à final, embora pouco consequente nos momentos de decisão da partida, disputada em Alytus, na Lituânia.

Com apenas seis minutos decorridos, o avançado Djurdjevic conseguiu cabecear, entre os centrais portugueses, uma bola cruzada desde a direita, fazendo o primeiro golo da partida, altura em que reinava alguma desconcentração no selecionado português, que dava mostras de alguma fragilidade defensiva.

Pouco passava da meia hora quando Emílio Peixe entendeu mexer na equipa, trocando Leandro Silva por Ricardo Horta, o que permitiu a Portugal conquistar o “miolo” do jogo e travar com mais eficácia o futebol mais fogoso dos sérvios, treinados por Ljubinko Drulovic, antigo jogador de FC Porto e Benfica.

Ao mesmo tempo, ganhou consistência no ataque, com especial destaque para as investidas de Carlos Mané e Marcos Lopes pelas laterais, que passaram a dar mais trabalho ao setor recuado dos adversários.

Após o intervalo, Portugal entrou bem melhor e, após jogada de entendimento entre Mané e Ricardo Horta, apareceu Bernardo Silva no “coração” da área a “disparar” para o golo do empate.

A coroar a boa segunda parte dos atletas lusos, Alexandre Guedes, que minutos antes tinha enviado a bola ao ao poste, saltou mais alto do que os centrais sérvios e, a cruzamento de Rafa na esquerda, cabeceou de forma certeira.

Mas, aos 85, Gacinovic, que entrara minutos antes, voltou a empatar a partida, um pouco contra o rumo dos acontecimentos, já que o encontro estava a ser dominado pelo futebol dos comandados de Peixe.

No prolongamento, os portugueses mostraram-se mais frescos e decididos, estiveram sempre mais perto do terceiro golo, mas os 30 minutos suplementares não foram suficientes para desempatar a partida, o que aconteceu pelo “sortilégio” dos pontapés da marca de grande penalidade.

Por Portugal, apenas mostraram pontaria afinada Edgar Ié e Ricardo Horta, ao que se deve juntar um penálti defendido por Bruno Varela, mas Bernardo Guedes, Rafa e João Teixeira não conseguiram fazer golo.

A Sérvia vai disputar o título europeu de sub-19, na quinta-feira, em Marijampole, a partir das 19:45 (20:45 na Lituânia), frente ao vencedor do embate entre Espanha e França.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio SRC de Alytus, na Lituânia.

Sérvia - Portugal, 2-2 (3-2, no desempate por penáltis).

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, Djurdjevic, 06 minutos.
1-1, Bernardo Silva, 55.
1-2, Alexandre Guedes, 79.
2-2, Gacinovic, 85

Desempate por grandes penalidades:
1-0, Edgar Ié.
1-0, Pavlovski (ao poste).
2-0, Ricardo Horta.
2-1, Milinkovic-Savic.
2-1, Alexandre Guedes (defesa de Rajkovic).
2-1, Meleg (defesa de Bruno Varela).
2-1, Rafa (por cima da barra)
2-2, Gacinovic.
2-2, João Teixeira (defesa de Rajkovic).
3-2, Mitrovic.

Equipas:

Sérvia: Rajkovic, Golubovic, Filipovic, Veljkovic, Antic (Urosevic, 68), Milinkovic-Savic, Maksimovic, Lukovic (Meleg, 62), Pavlovski, Djurdjevic (Gacinovic, 79) e Mitrovic.

(Suplentes: Cupic, Urosevic, Meleg, Gacinovic, Ozegovic e Cavric).

Treinador: Ljubinko Drulovic.

Portugal: Bruno Varela, João Cancelo, Tobias Figueiredo, Edgar Ié, Rafa, Tomás Podstawski, Leandro Silva (Ricardo Horta, 32), Bernardo Silva (João Teixeira, 106), Carlos Mané (Hélder Costa, 77), Marcos Lopes e Alexandre Guedes.

(Suplentes: Rui Silva, Fábio Cardoso, Rudinilson Silva, Rebocho, João Teixeira, Hélder Costa e Ricardo Horta).

Treinador: Emílio Peixe.

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Mané (34), Tomás Podstawski (45+1), Bernardo Silva (53) e Pavlovski (90+1).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?