loading

Supertaça Europeia: Mourinho e Bayern Munique em busca do troféu perdido

José Mourinho vai tentar conquistar sexta-feira, ao comando do Chelsea, a única prova que disputou e não venceu, uma Supertaça Europeia que é também o único troféu futebolístico em falta no museu dos alemães.

Supertaça Europeia: Mourinho e Bayern Munique em busca do troféu perdido

O treinador luso foi derrotado na única participação, em 2003, quando, ao comando do FC Porto, caiu por 1-0 face ao AC Milan, então de Rui Costa, enquanto os bávaros perderam nas três presenças, em 1975 (para o Dínamo de Kiev), 1976 (Anderlecht) e, mais recentemente, em 2001 (Liverpool).

Mas, “Mou” vai agora comandar uma equipa que já venceu a prova (1-0 ao Real Madrid, em 1998), embora também tenha perdido, e com estrondo, na época passada (1-4 com o Atlético de Madrid), enquanto o Bayern Munique tem a liderá-lo um técnico já com dois triunfos.

Em duas presenças, ao comando do FC Barcelona, Pep Guardiola ganhou outros tantos troféus, primeiro com um triunfo por 1-0 sobre os ucranianos do Shakhtar Donetsk, após prolongamento, em 2009, e, dois anos depois, com uma vitória por 2-0 face ao FC Porto.

Agora, no primeiro “duelo” entre os dois após três anos de intensos confrontos em Espanha, em muitos jogos entre FC Barcelona e Real Madrid para a lenda, a batalha continua em Praga, palco de um jogo que já “habituava” há mais de 10 anos no Mónaco, no Estádio Louis II.

Dominador absoluto da época 2012/2013, com a vitória na “Champions” e nas três provas internas (campeonato, taça e supertaça), o Bayern Munique apresenta-se com ligeiro favoritismo, face a um Chelsea que ganhou a Liga Europa à custa do Benfica (2-1 na final, resolvida nos descontos).

Em relação à época passada, Guardiola substituiu o retirado Jupp Heynckes, num conjunto que pouco mudou, mas ainda acrescentou qualidade, com as chegadas dos médios Thiago (ex-FC Barcelona) e Götze (ex-Borussia Dormund).

Por seu lado, os londrinos recuperam o seu “special one”, agora reconvertido em “happy one”, sendo que o plantel também melhorou, com a chegada de Andre Schurrle (ex-Bayer Leverkusen) e o regresso de Kevin De Bruyne (após empréstimo ao Werder Bremen).

A chegar está também o médio brasileiro Willian, contratado ao Anzhi, com Mourinho ainda a sonhar em “roubar” Wayne Rooney ao Manchester United.

Na presente temporada, o Bayern Munique já perdeu a Supertaça alemã, para o vice-campeão europeu e alemão Borussia de Dortmund, que aproveitou o fator casa para derrotar os bávaros por inapeláveis 4-2.

No campeonato germânico, os campeões lideram, mas com mais um jogo, o que disputaram na terça-feira, em Friburgo, onde cederam os primeiros pontos (1-1), num embate em que Guardiola fez muitas poupanças.

Se o Bayern lidera na Alemanha, em Inglaterra, também com um jogo a mais, comanda o Chelsea, que venceu dois jogos em Stamford Bridge (2-0 ao Hull City e 2-1 ao Aston Villa) e segunda-feira empatou a zero no reduto do campeão Manchester United.

Em Old Trafford, viu-se o que se poderá, eventualmente, ver em Praga, um Chelsea muito pragmático – até jogou sem um ponta de lança – e muito mais interessado no resultado do que em “inconsequentes” espetáculos.

José Mourinho está de olho no seu 21.º troféu e o quarto internacional - após duas vitórias na Liga dos Campeões, com FC Porto e Inter de Milão, e uma na Taça UEFA, igualmente com os portistas -, algo que não conseguiu na primeira passagem pelo clube inglês.

Por seu lado, e apenas na quinta época ao mais alto nível, Guardiola persegue já o seu 15.º título, sendo que já conta seis internacionais: “bisou” da “Champions”, no Mundial de clubes e também na Supertaça Europeia.

No que respeita aos clubes, o Chelsea procura o sexto troféu continental e o Bayern Munique o 10.º, mas o primeiro na competição.

Ambos já venceram Liga/Taça dos Campeões (5-1 para os alemães), Taça das Taças (2-1 para os ingleses) e Taça UEFA/Liga Europa (1-1), sendo que os londrinos contam ainda uma Supertaça Europeia, enquanto os bávaros ganharam por duas vezes a Taça Intercontinental.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?