loading

Liga Zon Sagres: Benfica, FC Porto e Sporting ao fim de três jornadas

Apesar da Liga Zon Sagres ainda se encontrar numa fase bastante precoce do seu desenvolvimento, já se torna possível tirar algumas ilações sobre o atual estado dos denominados «três grandes». O FC Porto, tricampeão nacional, parece na linha vitoriosa dos últimos anos; o Benfica está a tentar encontrar o seu ritmo depois da chegada de vários reforços; o Sporting, qual fénix, tem renascido fugazmente das cinzas.

Liga Zon Sagres: Benfica, FC Porto e Sporting ao fim de três jornadas

Comecemos pelo Benfica. Luís Filipe Vieira decidiu apostar na continuidade de Jorge Jesus, o ‘seu’ treinador. Na primeira jornada, depois da derrota frente ao Marítimo (2-1), os adeptos do Benfica mostraram que não terão paciência para permitir muitos deslizes nesta temporada. Valeu a sorte que tem fugido nos últimos tempos e os dois golos apontados em período de descontos, na vitória caseira sobre o Gil Vicente (2-1). No dérbi com o Sporting (1-1), as águias mostraram maior objetividade no segundo tempo e equilibraram-se com a equipa leonina.

Se Jorge Jesus continua envolto num mar de dúvidas, Lazar Markovic tem sido o homem em grande destaque no início da temporada 2013-14. O avançado sérvio é rápido, tecnicista e goleador. Frente ao Sporting, mexeu decisivamente o encontro e apontou o golo que valeu o empate ao seu conjunto. Pela negativa, Enzo Perez (completamente irreconhecível!) e Salvio, que deverá regressar apenas em 2014. Oscar Cardozo parece finalmente reintegrado, numa novela que se arrastou absurdamente para nada mudar. Siqueira, emprestado pelo Granada, poderá ser o defesa-esquerdo que falta no Estádio da Luz desde a saída de Fábio Coentrão para o Real Madrid.

Em relação ao FC Porto, a passagem de testemunho entre Vítor Pereira e Paulo Fonseca parece estar a acontecer da melhor forma possível. Supertaça de Portugal conquistada (3-0, Vitória de Guimarães) e três vitórias nas três primeiras jornadas da Liga Zon Sagres. De destacar a afirmação de novos valores de nacionalidade portuguesa (Licá e Josué), que entretanto foram convocados para a seleção nacional. A saída de André Castro (emprestado ao Kasimpasa) só poderia ser explicada pela permanência de Fernando, que não foi clara até aos últimos momentos da janela de transferências.

Além de um meio-campo recheado de soluções, os tricampeões nacionais estão, este ano, a sintonizar na perfeição os recursos partilhados entre a equipa A e B. Os jogadores que não alinham ao serviço do plantel principal têm competido no secundário: mantêm ritmo de jogo e trazem experiência e competitividade para o FC Porto B, que neste momento é líder isolado da Liga2 Cabovisão.

Por último, o Sporting. Leonardo Jardim está a revelar-se uma aposta completamente ganha. Apesar de possuir recursos limitados, o ex-treinador do Olympiacos conseguiu relançar os leões na Liga Zon Sagres, com duas vitórias e um empate nas três primeiras jornadas da prova. Do onze titular na partida com o Benfica (1-1), seis atletas pertencem à formação verde e branca: Rui Patrício, Cédric Soares, André Martins, William Carvalho, Adrien Silva e Wilson Eduardo. Eric Dier entrou durante o segundo tempo e elevou o número de ‘meninos de Alcochete’ utilizados para sete unidades.

Apesar da novela Bruma, que acabou por dar razão ao Sporting, Bruno de Carvalho tem resolvido vários problemas deixados pendentes pela direção de Godinho Lopes. Embora ainda falte conhecer o futuro de Labyad, os leões rescindiram com Pranjic e Boulahrouz, ativos demasiado caros para a realidade atual do clube. Além disso, arrecadaram 20 milhões de euros com as vendas de Bruma (Galatasaray) e Tiago Ilori (Liverpool). São candidatos ao título? Ainda é cedo e nunca o deverão assumir. Para seu próprio bem.

Neste contexto, parece estar a relançar-se uma Liga Zon Sagres mais competitiva, com Sporting e Sp. Braga (eliminado das competições europeias) a terem espaço e tempo para se concentrarem a 100% nos objetivos internos. De destacar ainda o europeu Estoril-Praia, um Rio Ave que parece novamente com vontade de lutar por um lugar nas provas externas e um Gil Vicente organizado, com mais soluções e exemplarmente orientado por João de Deus.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?