loading

Selecionador de futebol de Cabo Verde destaca garra no triunfo na Tunísia

O selecionador de Cabo Verde salientou a ''garra'', ''humildade'' e ''respeito'' pelo adversário demonstrados pelos jogadores na vitória na Tunísia (2-0) e o consequente apuramento para o ''play-off'' de qualificação africana para o Mundial2014 de futebol.

Selecionador de futebol de Cabo Verde destaca garra no triunfo na Tunísia

Entrevistado pela Rádio de Cabo Verde (RCV), que enviou uma equipa de reportagem à capital da Tunísia, Lúcio Antunes considerou ''justa'' a vitória dos ''Tubarões Azuis'', que fixaram o resultado final ainda na primeira parte, por Platini, aos 28 minutos, e por Héldon, aos 41.

''Foi um bom jogo, entre duas boas equipas e fomos melhores. Marcámos dois golos antes do intervalo e, depois, conseguimos gerir o resultado ao longo de toda a segunda parte. Foi a vitória da melhor equipa'', afirmou o selecionador cabo-verdiano, controlador aéreo de profissão.

Para Lúcio Antunes, ''todo Cabo Verde está de parabéns, mas foram os jogadores que, com garra, humildade e respeito pelo adversário, conseguiram derrotar uma seleção poderosa''.

O selecionador mostrou-se ''satisfeito'' com o apuramento para o ''play-off'', em que estarão presentes os dez vencedores de outros tantos grupos da zona de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de futebol, a disputar no Brasil no próximo ano.

O líder dos ''Tubarões Azuis'' nada adiantou sobre que equipa gostaria de defrontar no ''play-off'', salientando que todas são ''fortes'', mas mostrou-se esperançado em que Cabo Verde consiga apurar-se pela primeira vez para a prova.

Em declarações também à RCV, o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, e o diretor geral dos Desportos, Fernando Carvalho, além da satisfação evidenciada, consideraram que os jogadores foram hoje ''brilhantes'' e que conseguiram virar mais uma página na história do futebol cabo-verdiano.

Eugénio Teixeira, jornalista da RCV enviado à aldeia olímpica de Rades, um luxuoso complexo desportivo nos arredores de Tunes, destacou a presença de cerca de duas dezenas de emigrantes cabo-verdianos, oriundos de países como a França, Luxemburgo, Bélgica, Suíça e Holanda.

Logo após o final do jogo, dezenas de viaturas começaram a circular pelas principais avenidas da Cidade da Praia, com os condutores eufóricos a buzinarem e a exibirem cachecóis e bandeiras da seleção cabo-verdiana.

No outro jogo do Grupo B, a Serra Leoa venceu a Guiné Equatorial por 3-2. Nas contas finais, Cabo Verde ficou em primeiro lugar, com 12 pontos, contra os 11 da Tunísia, oito da Serra Leoa e apenas um da Guiné Equatorial.

Lúcio Antunes pegou nos ''Tubarões Azuis'' após a saída do técnico português João de Deus (2008/10) e, três anos depois, conseguiu levar pela primeira vez Cabo Verde a uma fase final de uma Taça Africana das Nações (CAN), que se disputou em janeiro e fevereiro deste ano na África do Sul.

Na prova, e após empatar a zero com a seleção anfitriã e a um com Marrocos, Cabo Verde qualificou-se para a fase seguinte após vencer a seleção de Angola por 2-1, sendo eliminado nos quartos de final da prova pelo Gana, com quem perdeu por 2-0.

No ''play-off'', Cabo Verde terá a maior oportunidade da sua história para se qualificar pela primeira vez para um Campeonato do Mundo de futebol.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?