loading

AMA vai incluir dados sobre esteróides no passaporte biológico

O Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem (AMA), reunido em Buenos Aires, aprovou na quarta-feira o documento técnico necessário para incluir no passaporte biológico dos atletas um parâmetro referente aos esteroides.

AMA vai incluir dados sobre esteróides no passaporte biológico

“Como sucede no módulo hematológico já em execução, o princípio fundamental do módulo relativo aos esteroides baseia-se no controlo a longo prazo de alguns parâmetros selecionados, que revelam indiretamente a possibilidade de dopagem”, refere a AMA, em comunicado.

De acordo com o documento, esta nova parte do passaporte biológico entrará em vigor em janeiro de 2014.

“Este é verdadeiramente um passo prometedor na luta contra o doping. Desejamos uma aplicação a grande escala pelas organizações antidoping nos próximos meses”, disse o presidente da AMA, o australiano John Fahey.

Um terceiro módulo, sobre o sistema endócrino, que visa detetar o uso de hormona de crescimento, está em estudo.

O Comité Executivo da AMA aprovou ainda a lista de substâncias proibidas para 2014, que será anunciada a 01 de outubro, e decidiu incluir na sua lista de produtos a analisar uma série de estimulantes e narcóticos, que atualmente não estão proibidos, “para detetar padrões de uso irregular no desporto”.

Nesta lista de produtos, estão incluídas a cafeína e a nicotina, entre outros.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?