loading

Liga Campeões: Benfica e FC Porto nunca seguiram juntos para os «oitavos»

Benfica e FC Porto já estiveram seis vezes em simultâneo na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, mas nunca conseguiram juntos a qualificação para a ronda seguinte da competição.

Liga Campeões: Benfica e FC Porto nunca seguiram juntos para os «oitavos»

As duas formações lusa falharam o apuramento na primeira vez que se encontraram, em 1998/99, então para os quartos de final, e, nas restantes, em 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2011/2012 e 2012/2013, apenas uma das equipas seguiu para os “oitavos”.

Os “dragões” conseguiram três apuramentos, para caírem sempre no primeiro confronto a eliminar, enquanto os “encarnados” seguiram em frente duas vezes, para alcançarem os “quartos”, sendo, em ambas, afastados pela equipa que se viria a sagrar campeã da Europa.

O primeiro encontro entre as duas equipas na “Champions” aconteceu em 1998/99, com o FC Porto a ser apenas terceiro no Grupo A, atrás de Olympiacos e Croácia Zagreb, e o Benfica a conseguir um insuficiente segundo posto no Grupo F.

A formação da Luz ficou apenas atrás do Kaiserslautern, mas, então, apenas se qualificavam, para os quartos de final, o primeiro de cada agrupamento e os dois melhores segundos.

Os dois principais clubes lusos apenas voltaram a estar em simultâneo na fase de grupos em 2005/2006 e, uma vez mais, o FC Porto falhou, ao ser o último do Grupo H, no qual nem sequer conseguiu superar os eslovacos do Artmedia.

Pelo contrário, o Benfica qualificou-se, ao ser segundo do Grupo D, atrás do Villarreal e à frente do Lille e do Manchester United, que bateu e afastou no último jogo, com um triunfo na Luz por 2-1, selado com tentos de Geovanni e Beto.

Na ronda seguinte, o “onze” de Ronald Koeman logrou nova grande proeza, ao eliminar o detentor do troféu Liverpool, com dois triunfos (1-0 em casa e 2-0 em Anfield Road), acabando por cair nos “quartos”, face ao FC Barcelona (0-0 em casa e 0-2 fora), que viria a conquistar o cetro.

Nas duas épocas seguintes, FC Porto e Benfica voltaram a encontrar-se, mas agora foram os “dragões” a levar a melhor, com dois apuramentos, face a duas eliminações dos lisboetas.

Em 2006/2007, os “dragões” foram segundos do Grupo G, atrás do Arsenal, e em 2007/2008, primeiros do Grupo A, à frente de Liverpool e Marselha, para, depois, serem afastados por Chelsea (1-1 em casa e 1-2 fora) e Schalke 04 (na “lotaria” das grandes penalidades), respetivamente.

Por seu lado, o Benfica somou dois terceiros lugares, muito por culpa do Celtic, que foi segundo em ambas as ocasiões, em agrupamentos ganhos por Manchester United (F) e o AC Milan (D).

Depois de três épocas em que não se encontraram, FC Porto e Benfica voltaram a juntar-se nas duas últimas temporadas, com os “encarnados” a destacarem-se em 2011/2012, ao vencerem o Grupo C, “eliminando” de novo o Manchester United, apenas terceiro colocado, também atrás do Basileia.

Enquanto os portistas cederam perante Zenit e APOEL Nicósia, os “encarnados” chegariam aos “quartos”, fase em que tombaram perante o Chelsea (0-1 em casa e 1-2 fora), depois de nos “oitavos” terem eliminado os russos.

Na época transata, o Benfica voltou a não ser capaz de ficar à frente do Celtic, num agrupamento ganho pelo FC Barcelona, enquanto o FC Porto passou, juntamente com o Paris Saint-Germain, para, depois, ser eliminado pelo estreante Málaga (1-0 em casa e 0-2 fora).

Em 2013/2014, o FC Porto vai medir forças com Atlético de Madrid, Zenit e Áustria de Viena e o Benfica com Paris Saint-Germain, Olympiacos e Anderlecht. É a sétima oportunidade de rumarem em simultâneo para os oitavos de final.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?