loading

Golo de Matic finalista do prémio FIFA para o melhor da época

O golo do sérvio do Benfica Nemanja Matic, marcado ao FC Porto no “clássico” da primeira volta da I Liga de futebol 2012/2013, figura entre os três finalistas para melhor da última época dos prémios FIFA.

Já para o prémio de treinador do ano, o português José Mourinho, vencedor da primeira edição, em 2010, segundo em 2012 e terceiro em 2011, ficou de fora pela primeira vez do grupo de três finalistas, tal como o espanhol Pep Guardiola.

Para 2013, o grupo de finalistas é formado pelo inglês Alex Ferguson, que deixou o Manchester United no final da época passada), e os alemães Jupp Heynckes (ex-Bayern Munique) e Jurgen Klopp, ainda no Borussia de Dortmund.

No que respeita aos golos, e a rivalizar com Matic, estão o sueco Zlatan Ibrahimovic, com um dos quatro tentos que marcou pela Suécia à Inglaterra (4-2), num particular realizado ainda em 2012, e o brasileiro Neymar, com o tento inaugural da vitória do Brasil sobre o Japão (3-0), na última Taça das Confederações.

Esta será a quinta edição de um galardão que começou a ser atribuído em 2009, ano em que foi premiado Cristiano Ronaldo com o golo que marcou ao FC Porto (1-0), na edição 2008/2009 da Liga dos Campeões, quando ainda representava o Manchester United.

Para o prémio de treinador do ano, apenas Jurgen Klopp está no ativo, mantendo-se no comando técnico do Borussia de Dortmund, clube pelo qual chegou à final da Liga dos Campeões do ano passado.

Tendo em conta os troféus conquistados na última época, Jupp Heynckes, já retirado, partirá como grande favorito, apresentando como trunfos o título europeu e alemão, mais a Taça da Alemanha, ao serviço do Bayern de Munique.

Quanto a Ferguson, que deixou o Manchester United após 26 anos de ligação ao clube, despediu-se com a conquista do título de campeão inglês, o 20.º dos “red devils”.

A alemã Nadine Angerer, a brasileira Marta e a norte-americana Abby Wambach são as finalistas para jogadora do ano, enquanto os alemães Ralf Kellermann (Wolfsburgo) e Silvia Neid (seleção da Alemanha) e a sueca Pia Sundhage (seleção da Suécia) figuram na lista final para o prémio de melhor treinador de uma equipa feminina.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?