loading

Bola de Ouro: Jupp Heynckes eleito treinador do ano

O alemão Jupp Heynckes foi hoje eleito o melhor treinador de 2013, depois de ter conduzido o Bayern de Munique à vitória na Liga dos Campeões de futebol, na Liga alemã e na Taça da Alemanha.

Bola de Ouro: Jupp Heynckes eleito treinador do ano

O alemão, substituído nos bávaros por Pep Guardiola, recebeu o prémio na Gala da FIFA, que decorreu em Zurique, na Suíça, sucedendo ao espanhol Vicente del Bosque, selecionador de Espanha.

Atrás de Heynckes ficaram o compatriota Jurgen Klopp, que levou o Borussia Dortmund à final da “Champions”, e o escocês Alex Ferguson, que foi campeão inglês pelo Manchester United, antes de se retirar do futebol.

A alemã Silvia Neid, que conduziu a Alemanha ao título europeu, foi eleita a treinadora do ano, repetindo o galardão recebido em 2010, batendo o compatriota Ralf Kellermann, treinador do Wolfsburgo, e a selecionadora sueca, Pia Sundhage, vencedora da última temporada.

A alemã Nadine Angerer, guarda-redes na Alemanha, decisiva na conquista do título europeu, foi eleita a melhor jogadora do Mundo em 2013, batendo a brasileira Marta, recordista de prémios, e a norte-americana Abby Wambach, vencedora em 2012.

O sueco Zlatan Ibrahimovic venceu o prémio Puskas, para melhor golo do ano, com um pontapé de bicicleta a mais de 30 metros da baliza, num particular contra a Inglaterra, a 13 de novembro de 2012, tendo recebido 48,7 por cento.

O golo do benfiquista Nemanja Matic no "clássico" contra o FC Porto, a 13 de janeiro de 2013, foi o segundo mais votado, com 30,8 por cento, enquanto o tento do brasileiro Neymar contra o Japão, no jogo de abertura da Taça das Confederações, recebeu 20,5.

O brasileiro Pelé, que vai entregar o prémio para melhor jogador do Mundo – Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Franck Ribery são os nomeados –, recebeu uma Bola de Ouro honorária.

O prémio presidencial, que homenageia personalidades que se destacaram pela contribuição que deram ao desporto ao longo da sua carreira, foi entregue ao belga Jacques Rogge, antigo presidente do Comité Olímpico Internacional.

O prémio “fair-play” foi entregue por Tokyo Sexwala, presidente da Fundação Nelson Mandela, à Federação do Afeganistão de Futebol.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?