loading

Benfica: Mais uma época de desilusão ou finalmente a glória?

Nesta fase, ninguém poderá responder com certeza a esta questão. Tal como na temporada passada, o Benfica está a apresentar melhor futebol do que os seus rivais na luta pelo título da Liga Zon Sagres. Possui mais soluções e mais tranquilidade. Só que, em 2012-13, os sinais de glória transformaram-se numa espécie de Inferno de Dante.

Benfica: Mais uma época de desilusão ou finalmente a glória?

O Benfica desta época não é igual ao da época anterior. Isso é ponto assente. Apesar de a temporada estar a assumir contornos semelhantes – primeiro lugar na Liga Zon Sagres, boa colocação na Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal em aberto -, Jorge Jesus parece ter incutido uma caraterística pedida há imenso tempo: consistência defensiva.

O Sporting é a melhor defesa da Liga Zon Sagres (12 golos encaixados), mas Benfica e FC Porto seguem logo depois, com 13 tentos sofridos. No ataque, o FC Porto possui mais um tento do que os rivais lisboetas (37-36). Contudo, apesar deste equilíbrio em termos estatísticos, as águias têm apresentado um futebol muito mais coeso, uma equipa ligada entre todos os setores e poder de fogo na frente.

Em Salónica, sem Ezequiel Garay, Jardel e Luisão cumpriram perfeitamente diante do local PAOK. A saída de Matic parece estar a ser assegurada pelo compatriota Fejsa, bom a nível defensivo e mais limitado em termos atacantes. Enzo Perez é a extensão de Jorge Jesus em campo, enquanto no ataque existe qualidade para dar e vender: Rodrigo, Lima, Cardozo e Markovic sabem servir, marcar e possuem um nível de rendimento muito semelhante entre eles.

Nesta fase da época, de destacar ainda o regresso de Salvio. O argentino esteve afastado dos relvados durante quase seis meses, mas poderá ser o ‘reforço de inverno’ mais decisivo na manobra do Benfica e um verdadeiro talismã para atacar o que resta da temporada. A partir daqui, e sabendo que existem todas as condições para as águias conseguirem finalmente aquele ano memorável que os adeptos tanto pedem, o que poderá correr mal?

Tudo ou nada. Se Jorge Jesus conseguir manter a sua equipa com os pés bem assentes no chão, muito dificilmente FC Porto e Sporting conseguirão opor-se em termos internos. O primeiro está muito abaixo daquilo que se viu nas duas épocas transatas, que já não foi muito bom. O segundo está em construção e, com certeza, ainda um pouco verde (passo a redundância) para lutar de imediato pelo título da Liga Zon Sagres.

Envolvido em todas as frentes, este Benfica de Jorge Jesus tem sido bem rodado. A maior prova foi mesmo a vitória a meio da semana em Salónica, com uma equipa com várias unidades novas em relação ao triunfo frente ao Paços de Ferreira (0-2) e a tirar o ‘pé do acelerador’ quando assim foi preciso.

A única coisa que poderá correr mal está relacionada com o ponto de vista psicológico. Conseguirá Jorge Jesus manter os seus jogadores concentrados no maior objetivo, a Liga Zon Sagres, se a equipa continuar a avançar na Liga Europa? Conseguirá responder a um contratempo ou a uma melhoria visível do FC Porto? Ninguém sabe. A única coisa que se sabe é que esta é a última oportunidade de Jesus no Estádio da Luz. Em suma, só existe uma saída e a glória tem mesmo que aparecer!

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
29-05-2024 · 13:05

"Dormiu no Seixal?"

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?