loading

Comentário: Benfica resolve em vinte minutos, com entrada à campeão

O Benfica venceu hoje o Estoril, no Estádio da Luz, por 2-0, em encontro da 22.ª jornada da I Liga de futebol, que resolveu nos primeiros 20 minutos, graças a uma entrada “à campeão”.

Comentário: Benfica resolve em vinte minutos, com entrada à campeão

Os “encarnados” entraram a “100 à hora”, num ritmo fortíssimo que se traduziu em três oportunidades no espaço de seis minutos, a primeira logo no segundo, com Lima a isolar-se na área e só com o guarda-redes Vagner a chutar contra o corpo deste.

Aos cinco minutos, nova transição rápida do Benfica, com Rodrigo a isolar Gaitán, que, em boa posição na área estorilista, foi contrariado por grande defesa de Vagner.

Como à terceira é de vez, no minuto seguinte surgiu o golo do Benfica, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Gaitán, ao qual Luisão correspondeu com um cabeceamento a "fuzilar" a baliza à entrada da pequena área.

Falha de marcação fatal da organização defensiva do Estoril, tendo em conta que o Benfica é forte nas bolas paradas, tem lances trabalhados e tem em Luisão um dos seus pontos fortes neste tipo de ações.

O Estoril tentou reagir e "pegar" no jogo, porque é essa a sua identidade, que passa pela posse e circulação de bola, mas o Benfica manteve uma pressão alta, agressivo nas recuperações de bola e velocíssimo nas saídas para o ataque, onde a velocidade de Rodrigo e Lima causavam constantes desequilíbrios na defesa estorilista.

O segundo golo surgiu com naturalidade, aos 19 minutos, através de Rodrigo, que atravessa momento de forma apuradíssimo, a bater Vagner com um remate de primeira, após cruzamento de Siqueira da linha de fundo.

A partir deste golo, o cariz do jogo alterou-se, porque o Benfica "tirou o pé do acelerador" e permitiu ao Estoril fazer o que mais gosta, ter posse de bola e geri-la no meio campo do adversário.

Basta dizer que à passagem da meia hora, o Estoril tinha 63 por cento de posse de bola, contra 37 do Benfica, mas a verdade é que nem por isso a equipa da linha mostrava capacidade para incomodar seriamente a baliza de Oblak.

Na verdade, faltava ao Estoril mais contundência no último terço do campo para dar expressão ao controlo que fazia da bola, por consentimento do Benfica, que passou a defender num bloco mais baixo, para tentar aproveitar a velocidade dos seus dois homens da frente e os espaços que o adversário deixava nas costas da sua defesa.

Na segunda parte, o Benfica sabia que tinha o "pássaro na mão" se não cometesse erros e o Estoril, sem nada a perder, tinha de se mostrar mais incisivo na última fase de construção, se quisesse marcar um golo e “voltar” ao jogo.

É verdade que o Estoril, com a entrada de Babanco ao intervalo, em troca por um médio de características mais defensivas, Gonçalo, e com a maior velocidade que imprimiu às suas ações ofensivas, obrigou a defesa do Benfica a estar mais concentrada para neutralizar os lances ofensivos do adversário, sem que este, todavia, tivesse criado uma flagrante oportunidade de golo.

Com o Benfica a gerir a vantagem de dois golos com relativa segurança, coube-lhe a melhor oportunidade de golo da segunda parte, quando Rodrigo meteu o "turbo" em direção à baliza de Vagner, passando por vários adversários para chutar com o pé direito contra o corpo do guarda-redes estorilista.

Houve um momento da partida, aos 79 minutos, que poderia ter causado alguma intranquilidade ao Benfica, quando Evandro, na sequência de um livre, levou a bola a embater no poste de Oblak, depois de desviada no corpo de Garay.

Este lance fez soar o alarme no banco do Benfica e Jorge Jesus não quis correr riscos, trocando Rodrigo por Rúben Amorim, para reforçar a capacidade do Benfica reter a bola e deixar escoar o tempo que faltava.

Programa da jornada

Sexta-feira, 7 de Março de 2014
Rio Ave - Académica, 0 - 0

Sábado, 8 de Março de 2014
Sp. Braga - Nacional, 2 - 1

Domingo, 9 de Março de 2014
Olhanense - Belenenses, 0 - 0
Paços Ferreira - Gil Vicente, 0 - 2
Benfica - Estoril, 2 - 0
V. Setúbal - Sporting, 2 - 2
FC Porto - Arouca, 4 - 1

Segunda-feira, 10 de Março de 2014
Marítimo - V. Guimarães, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?