loading

Mundiais de judo: Yahima Ramirez pode chegar ao bronze

A judoca portuguesa Yahima Ramirez está na corrida às medalhas nos Mundiais de Chelyabinsk, na Rússia, nos quais pode alcançar no máximo a medalha de bronze, após ter vencido dois combates.

Mundiais de judo: Yahima Ramirez pode chegar ao bronze

Yahima, 46.ª do Mundo, teve o mérito de afastar na primeira ida ao tatami uma adversária mais bem cotada, derrotando a cazaque Albina Amangeldiyeva (27.ª) pela pontuação máxima (ippon), perto dos três minutos.

Depois encontrou a sul-coreana Hyunji Yoon (84.ª) e foi novamente por ippon, aos 46 segundos, que entrou na discussão pela vitória na poule B, que lhe daria o acesso imediato às meias-finais.

O grau de dificuldade aumentou substancialmente para a luso-cubana, judoca olímpica radicada em Rio Maior e medalha de bronze nos Europeus de Lisboa em 2008, que perdeu com a norte-coreana Sol Kyong, sétima do Mundo e campeã mundial em título.

Com direito a entrar nas repescagens, Yahima Ramirez defrontará agora uma adversária de peso, a cubana Yallenis Castillo, judoca de 28 anos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim2008 e atual 23.ª do mundo.

Em caso de triunfo a portuguesa lutará pelo bronze, e na pior das hipóteses garantiu desde já um sétimo lugar, o segundo melhor resultado a seguir à medalha de Telma Monteiro e quando só falta entrar em ação Jorge Fonseca (-100 kg), no sábado.

Célio Dias (63.º), nos -90 kg, foi eliminado, mas até entrou bem na sua estreia nestes Mundiais, vencendo o japonês Bashu Baker (20.º), por ippon.

A eliminação aconteceu de seguida perante o grego Ilias Iliadis (terceiro do Mundo), campeão olímpico em 2004, bronze nos últimos Mundiais e campeão em 2011, em Paris, num combate em que o português foi derrotado por ippon.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?