loading

Bloco de Notas: A época do Man Utd começa a 13 de setembro

Escrevo este texto minutos após novo empate do Man Utd, na deslocação a Burnley (0-0). Desde que chegou a Old Trafford, Louis Van Gaal ainda não venceu qualquer partida oficial (perdeu duas, empatou duas). A equipa está em clara reconstrução e estará nos próximos tempos, mas tudo parece planeado para que a época - a sério - comece apenas a 13 de setembro.

Bloco de Notas: A época do Man Utd começa a 13 de setembro

Senão vejamos. Dos cinco reforços contratados até ao momento - o mercado fecha apenas amanhã -, ainda só somaram minutos oficiais o espanhol Ander Herrera e o argentino Di Maria. Luke Shaw, Marcos Rojo e Daley Blind ainda nem sequer foram utilizados. Todos os reforços do Man Utd que não jogaram são para a defesa e é na defesa que os 'red devils' têm estado (mais) desastrosos.

Nos dois empates e nas duas derrotas sofridas pelos 'red devils', a mais grave foi a goleada consentida frente ao Milton Keynes, na Taça da Liga (4-0). Na Premier League, a estreia de Van Gaal deu-se com uma derrota caseira frente ao Swansea (1-2) e depois veio um empate no terreno do Sunderland (1-1). Dois golos marcados, sete sofridos.

Desde o início da temporada, Louis Van Gaal tem apostado num sistema com três defesas, formado pelos inexperientes Blackett, Phil Jones e Evans. Algo usual na Eredivisie, mas completamente estranho na Premier League. Ainda para mais quando a maior parte dos flancos tem sido entregue a Valencia e Young, dois atletas muito mais capazes de atacar do que defender.

As saídas dos experientes Vidic, Ferdinand e Evra deixou um fosso na defesa do Manchester United e esperava-se que este fosse o grande 'calcanhar de Aquiles' da equipa nesta fase da época. Talvez Van Gaal tenha demorado muito tempo a tentar integrar os reforços que chegaram para a zona recuada, mas ele próprio admitiu que o jovem Luke Shaw chegou em más condições físicas, enquanto Rojo veio estafado do Mundial-2014. Daley Blind chegou hoje.

Por isso, a paragem de duas semanas para compromissos internacionais de seleções será fundamental para o plantel do Manchester United. Louis Van Gaal terá finalmente tempo para consolidar nos treinos uma defesa com quatro unidades, que em princípio deverá ser constituída para Daley Blind, Phil Jones, Marcos Rojo e Luke Shaw. Tendo a linha defensiva estabilizada, não faltará qualidade do meio-campo para a frente, com unidades como Di María, Juan Mata, Van Persie e Rooney a poderem marcar toda a diferença.

A partida de 13 de setembro, em Old Trafford, frente aos londrinos do Queens Park Rangers, será fundamental para o Man Utd, que terá que procurar a vitória e entrar numa senda de triunfos consecutivos, para assim poder lutar pelo regresso à Champions League. Os 160 milhões de euros investidos em contratações a isso obrigam e Van Gaal é um treinador experiente e com capacidade para 'espremer' os seus recursos. Que não são imensos, mas também estão longe de ser escassos.

Alex Ferguson viu o jogo em Burnley, no Turf Moor, e a sua imagem foi muitas vezes focada pela realização. Mesmo com Van Gaal, o 'fantasma' do melhor treinador de todos os tempos continuará bem vivo na cabeça de todos aqueles que vibraram ao longo de quase 27 anos de conquistas e glória. Não há como fugir a isto, por isso o melhor é mesmo começar a ganhar. E existe data: 13 de setembro. Só falta a hora.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?